ESQUEMÃO AZUL – Governistas esperam decisão sobre a Operação Ptolomeu para esta quarta-feira

1–2 minutos

Há uma expectativa generalizada no núcleo do governo Gladson Cameli (Progressistas) sobre o que  pode vir de Brasília esta semana.

Isso porque a turma governistas espera que venha uma decisão favorável da lavra da ministra do Superior Tribunal de Justiça Nancy Andrighi, sobre a Operação Ptolomeu, deflagrada em dezembro do ano passado.

Essa situação foi criada porque, como é de praxe, a ministra, depois de muita insistência, recebeu os advogados de defesa da família Cameli.

Nancy Andrighi teria informado que, até o dia 20 deste mês, apresentaria  a decisão sobre os recursos impetrados pelos milionários causídicos.

Como seria normal, Gladson Cameli não está lutando para fugir da pecha de ser chefe de uma organização criminosa, segundo a Polícia Federal, que desviou mais de R$ 800 milhões do erário.

Advogados do governador fizeram a opção de tentar anular as investigações alegando irregularidades  nos Relatórios de Informações Financeiras do Coaf.

Por mais que absurdo que pareça, chegaram a usar o filho do governador, de apenas seis anos de idade, como uma tentativa de ser escudo contra o suposto malfazejo do pai.

A decisão, se vier, será monocrática.

O Espinhoso checou a pauta de julgamento no STJ deste mês e não há menção do caso.

As especulações são as mais diversas possíveis.

Fala-se em pagamento de R$ 10 milhões para intermediário tentar influenciar na decisão.

Adversários do governador também não ficaram inertes e se movimentaram para garantir, no mínimo, o afastamento de Cameli.

Fonte do Espinhoso garante que a Policia Federal continua trabalhando nas investigações  a todo vapor, levantando ainda mais provas.

Pelo lado do governo, segundo um Anu palaciano, está montada uma festa, com foguetório e tudo mais, para o fim da tarde desse dia 20. A turma vestirá branco, com vela na mão, para festejar a decisão.

Até amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada.

Certo é que há um mói de policiais federais no Acre. Quem tiver telhado de vidro, que se proteja.