PORONGA – Está chegando a hora: processo contra Gladson Cameli no STJ chega à reta final

Frase: “Muitos brasileiros ricos não pagam Imposto de Renda, enquanto todos os empregados deste país têm seu imposto abatido na folha de pagamento”, Fernando Haddad”, ministro da Fazenda

Ptolomeu 3
Não houve bolo e muito menos comemoração. A data passou em brancas nuvens, mas eu faço questão de não deixar cair no esquecimento. No último domingo, dia 9, completou dois anos da fase 3 da Operação Ptolomeu.

Fase aguda
A fase 3 da Operação Ptolomeu foi a mais aguda. Um calhamaço de provas foi coletado, a fim de robustecer as acusações, principalmente contra o governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, o Dançarino.

Grande aparato
Para se ter a ideia da grandeza da operação, foram mobilizados mais de 300 policiais, com apoio de servidores e agentes das instituições envolvidas, que cumpriram 85 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal.

Medidas cautelares
Na época, o STJ decretou ainda inúmeras medidas cautelares diversas da prisão, dentre as quais: a suspensão do exercício da função pública, a proibição de acesso a órgãos públicos, o impedimento de contato entre os investigados e a proibição de se ausentar do país, com a entrega de passaportes. As medidas estão em vigor.
Os crimes
A Operação Ptolomeu foi desmembrada e gerou nove inquéritos. Apenas um foi concluído e chegou ao STJ. Nesse, por unanimidade, a corte especial tornou o governador Dançarino em réu pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, corrupção nas modalidades ativa e passiva, fraude à licitação e formação de organização criminosa.
Reta final – foto da decisão
Eu acompanho de perto o andamento do processo. Ele está na reta final. Esta semana, a ministra Nancy Andrighi, a relatora do caso, publicou decisão mandando a juntada aos autos de oficio expedido pelo COAF e do Relatório de Inteligência Financeira. E ai que o bicho pega.

Os memoriais
Nancy Andrighi determinou que a defesa de Gladson Dançarino apresente os memoriais. Ou seja: o último ato processual que a defesa tem para alegar todas suas teses pertinentes antes da sentença judicial. São 15 dias.

Artigo 11
Veja só, o prazo concedido pela ministra tem amparo no artigo 11. Isso mesmo: o artigo 11 da Lei nº 8.038/90. O 11 é o número do partido do governador. Está chegando a hora. Sigo na torcida para que ele comprove a sua inocência.

STF barra – foto
Decisão tomada pelo STF ferra os planos de muita gente. Havia quem defendesse a renúncia de Gladson Cameli para fugir do julgamento no STJ. Entrou água. A corte suprema ampliou para após o fim do mandato.

Reunião em Brasília
Gladson Cameli, Mailza Assis e Nicolau Júnior foram a Brasilia conversar com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.
O mais forte – foto.
É minha opinião. Mailza Assis não tem a menor possibilidade de vencer uma eleição para governadora. O melhor nome governista é o do presidente da Aleac, Nicolau Júnior. Seria o único capaz de enfrentar o senador Alan Rick nas urnas.
A federação
Parte da afirma que um dos temas debatidos em Brasília foi a criação de uma federação entre o PP e o União Brasil. Isso se concretizando, o jogo no Acre muda. Mas há muitas questões a ser equacionadas.

Super bancada
Com a federação concretizada, os partidos terão uma super bancada na Câmara dos Deputados, com 101 deputados. Além disso, PP e União Brasil contarão mais de R$ 1 bilhão de fundo partidário. É muita grana.

Trânsito livre
Nicolau Júnior tem trânsito livre entre todos os segmentos da política acreana. Sem contar que goza de base nos municípios e pode gerar a expectativa de poder. Aguardem.

Petição irônica – foto
Em Pernambuco, advogado Délio Fortes Lins e Silva (foto) protocolou uma petição irônica na qual “parabeniza” o desembargador Alberto Nogueira Virgínio, do Tribunal de Justiça daquele, pelos cinco anos em que um recurso apresentado por ele está no gabinete, sem julgamento.
Pernambuco e Acre
Na petição, o advogado menciona o Acre. Ele afirma que fica “envergonhado”, como pernambucano, porque o TJPE ficou apenas à frente da Corte acreana em termos de produtividade. Vamos produzir, doutores! A informação está na Coluna GrandeAngular, no site Metrópoles.

A imagem diz tudo – FOTO
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL/SP) usou o bom humor para criticar a paixão do governador Tarcísio Freitas pelo governo americano. A imagem da nota fala sozinha.

O nome do Binho
No campo das especulações voltaram a mencionar o nome de Binho Marques para disputar um cargo majoritário no Acre. Esqueçam. Isso não acontecerá. O ex-governador está noutra vice.

Aposta no novo
Passa da hora de os partidos no campo da esquerda apostarem na formação de novas lideranças. Não adianta ficar apostando e remoendo o passado. Como diria o poeta,”o novo sempre vem. Mas é preciso lutar.

Por hoje é só.

Sigamos no @leorosas1365

..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *