INSS Acre inaugura sala multissensorial voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista

Espaço voltado ao atendimento mais inclusivo irá funcionar nas dependência da Agência-Centro, em Rio Branco

A Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rio Branco, Acre, inaugurou, na última segunda-feira, 4, uma sala multissensorial com o fito de oferecer um atendimento mais inclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), principalmente às crianças.

A iniciativa, considerada inovadora, conta com o apoio do Ministério da Previdência Social e a colaboração fundamental do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A sala multissensorial funcionará na maior Agência da Previdência Social no Acre: a Centro, que atende um grande número de segurados previdenciários da capital acreana e de municípios vizinhos, incluindo cidades de estados como Amazonas e Rondônia.

Presente ao evento, o coordenador de Serviços Previdenciários e Assistencais, Cleiton Marcos, destacou que na Região Norte, a priori, foram criadas duas salas semelhantes, uma em Rio Branco e outra em Parauapebas, no Pará.

“Estudos técnicos constataram que são localidades que contam com um alto números de crianças com o TEA. Em razão disso, optamos pelas criação desses espaços”, esclareceu.

Corroborando com os argumentos de Cleiton Marcos, a chefe de Serviço Social, Katiana do Nascimento, explicou que a sala não funcionará como brinquedoteca, mas como um espaço para acolhimento às crianças.

“Aqui tudo foi desenvolvido a partir de conceitos técnicos e práticos, a fim de acolhermos as crianças que precisam dos serviços oferecidos na agência da Previdência Social”, disse.

Para o gerente-executivo do INSS no Acre, Rusemberg de Lima Costa, a criação da sala multissensorial significa um passo fundamental importante para garantir um atendimento mais inclusivo e acessível no setor público.

Segundo ele, a expectativa é que o projeto melhore a experiência das pessoas com TEA e que busquem os seus direitos, como o Benefício de Prestação Continuada.
“Tenho certeza de que essa iniciativa vai oferecer um atendimento mais humanizado e adaptado às necessidades das pessoas com TEA”, salientou o gerente.

A maior agência do Acre
A agência do INSS-Centro, em Rio Branco é a maior do Acre. Ela atende diversas pessoas que necessitam de serviços previdenciários, incluindo pessoas com autismo.
A sala multissensorial irá permitir um atendimento mais humanizado e eficiente, proporcionando maior conforto para aqueles que precisam de apoio sensorial e emocional durante os processos burocráticos.
Além do ambiente acolhedor, a sala conta com um kit itinerante, que inclui produtos lúdicos e interativos que ajudarão as equipes de serviço social do INSS no atendimento personalizado.

BPC para quem tem TEA
Pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O BPC é um auxílio mensal equivalente a um salário mínimo, destinado à pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que a condição cause impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *