Ptolomeu: STJ marca julgamento de governador do Acre para novembro

PGR acusa Gladson Camelí (PP) de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, peculato e fraude a licitação. Processo é relatado pela ministra Nancy Andrighi

Por Victor Lebre, g1 AC — Rio Branco

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para o dia 19 de novembro o julgamento do governador do Acre, Gladson Camelí (PP), em ação penal que investiga fraudes em licitação, desvio de recursos públicos e formação de organização criminosa. 

Em maio de 2024, a Corte Especial do STJ aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que inclui ainda acusações de corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro e fraude à licitação.

A data foi divulgada na tarde desta terça-feira (28). A sessão está prevista para iniciar às 14h (horário de Brasília). Investigação, que teve início em 2019, foi conduzida pela Polícia Federal na Operação Ptolomeu.

As denúncias envolvem a contratação da empresa Murano, com sede em Brasília, para prestar serviços ao governo do estado. A empresa teria subcontratado outra, localizada no Acre, que tem como sócio o irmão de Gladson Cameli, Gledson Cameli. 

Segundo a acusação, essa contratação resultou em um esquema de favorecimento financeiro ao governador e a outros envolvidos, causando prejuízos aos cofres públicos. Mesmo se tornando réu, ele foi mantido no cargo.

Veja a matéria completa no G1AC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *