Frase: “Latas vazias sempre fazem mais barulho do que cheias. O mesmo vale para os cérebros”. Truman Capote
Copo personalizado – foto
Sobra dinheiro e futilidade no governo dançarino. Onde se viu na história do Acre a Casa Civil gastar recursos públicos com copo descartável personalizado. Isso também reflete a vaidade extrema que impera na administração pública.
Dalcar e fazenda
Fui informado que a Polícia Federal recebeu documentos em que os proprietários da empresa Dalcar adquiriram uma fazenda na região de Senador Guiomard. É um negócio milionário. Uma das herdeiras do imóvel era a viúva do pai do secretário de Saúde, Pedro Zambon.
Contrato com a Saúde
No Acre tudo é próximo. Curiosamente, a Dalcar tem um contrato milionário com a Sesacre para fazer manutenção das viaturas. Contrato esse que recebeu um aditivo recentemente, saltando para mais de R$ 11 milhões. Se a Polícia Federal tem o contrato, é bom investigar para que não paire dúvidas. Eu confio na honestidade de todo mundo.
Voto da ministra
Há no meio político e jurídico uma grande expectativa sobre como votou a ministra do STJ Nancy Rodrigues na ação penal em que o governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, o Dancinha, é réu pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, formação de organização criminosa, corrupção passiva e ativa.
Jogo jogado
Após o voto proferido, o jogo rumo à condenação está jogado. Considerando as muitas decisões tomadas até agora, tenho quase certeza de que Nancy Andrighi votou contra o Dancinha. Resta saber qual será o tamanho da pena.
Palavra do revisor
Em meio às expectativas, nos resta esperar quando se pronunciará o ministro-revisor João Otávio Noronha. Caberá a ele revisar o voto de Nancy Andrighi e pedir a data para levar a ação penal a julgamento na Corte Especial.
Central de boatos
Esta semana rolou um monte de boatos na central boateira que domina o Acre. Falou-se até no afastamento imediato do governador. Calma, gente! É preciso ter responsabilidade e não sair por ai espalhando fake news.
Dinheiro retido
Várias prefeituras do Acre foram surpreendidas com a retenção de recursos pela Justiça para pagar precatórios. Os prefeitos não atrasaram salários porque fizeram o uso das reservas que tinham para garantir o pagamento dos décimo terceiro.
Sem salários – cont.
A situação ficou tão complicada que os secretários municipais ficaram sem receber os seus salários e se mantiveram calados para não assustar à população. Ocorre que a situação é grave. Uma hora essa grana irá fazer falta.
Pix e o ônibus
Foi anunciado com todas a pompas que os usuários do transporte coletivo poderão pagar a tarifa por meio de pix. Ótimo. Falta a prefeitura do Peixão Bocalom buscar os mecanismos para melhorar péssima frota que costuma quebrar nas ruas da cidade.
Câmara sem moral
A Câmara de Vereadores de Rio Branco é mesmo sem moral, carente de respeito e credibilidade. Depois de muito barulho, o tal Clendes Vilas Boas seguiu à frente da RBTrans, apesar de ter sido acusado de cometer abuso e assédio. Esse Acre é da bagaceira mesmo.
MDB pequeno
O MDB segue com a sua síndrome de gigante, apesar de, no Acre, ser minúsculo. Essa estratégia de ficar querendo flertar com todos vai acabar isolando o partido. Tudo na vida é preciso ter posição clara e firme. O partido não está tendo.
Sem chapas
Olhe para o MDB e identifiquem como o partido poderia montar chapas competitivas para as disputas de deputados federais e estaduais. Não tem. Essa megalomania caminha para não terminar bem e prejudicar a quem tem potencial eleitoral.
Horário de expediente
Perdeu-se a noção de tudo no Acre. Em pleno horário normal de expediente, a vice-governadora Mailza Assis, que também é secretária de Estado, foi fazer reunião política na sede do MDB. Antigamente isso não podia. Quando havia órgãos de controle, alguma ação era movida. Mas tudo virou uma bagaceira mesmo…
Tudo filmado
Na tentativa desesperada de se viabilizar, Mailza Assis está fazendo reuniões em órgãos públicos para pedir voto abertamente. Fez isso numa delegacia em Cruzeiro do Sul. É ato criminoso. Segundo pipira, teve gente que gravou e filmou o evento. Se isso cai nas mãos da justiça eleitoral…
Não sabia?
Na reunião realizada na delegacia em Cruzeiro do Sul, Mailza Assis, que se diz a candidata da continuidade, ouviu uma enxurrada de reclamações do servidores. Pasme! Ela disse que desconhecia as coisas. Sabe de uma coisa? Ela não sabe nada mesmo.
Malheiro e Dulce
Esta semana o TCE julgará duas contas do governador Gladson de Lima Cameli, o Dancinha. Numa dela, a de 2022, o relator é o conselheiro Antonio Malheiro. A outra, a de 2023, tem na relatoria a conselheira Dulcineia Benício.
Desanimação no TCE
Pipira trouxe informação de que há grande desanimação entre os auditores do TCE. Acham quem estão enxugando gelo, pois fazem as auditorias e não enxergam o fruto do trabalho ser efetivamente dar resultado. É frustrante mesmo.
Elucidação de crime
O Acre só regride. Houve um tempo em que cerca de 80% dos crimes de homicídio eram elucidados. Na atual gestão, esse percentual caiu para 51%. O resultado é da pesquisa “Onde mora a impunidade?”, divulgada pelo Instituto Sou da Paz. Aqui tudo piora.
Festival de diárias – cont.
Enquanto isso, pela bandas da Polícia Civil, segundo pipira, ocorre um verdadeiro festival de diárias. O delegado-geral, Henrique Maciel, teria acompanhantes preferidas para as viagens. Até motorista foi levado a Fortaleza. Não dá nem para chamar a polícia.
Siga-me no Instagram: @leorosas1365