PORONGA – Há muitos Incitatus, o cavalo de Calígula, no Senado

Frase: “Todos os homens, de todos os tempos, e ainda hoje, dividem-se entre escravos e livres, porque quem não dispõe de dois terços do próprio dia é um escravo, não importa o que seja resto”, Friedrich Nietzsche

Incitatus, um cavalo no Senado – foto
Conta a história que Incitatus foi o cavalo do imperador romano Calígula (reinado 37-41 d.C.). Tratava-se de um cavalo de corrida trazido da Hispânia, local de de onde Roma importava cerca de 10 mil cavalos por ano. Não é que o animal virou senador.

Criados do equino – cont.
Além de ter sido incluído no rol de senador, Incitatus tinha cerca de dezoito criados pessoais, era enfeitado com um colar de pedras preciosas e dormia no meio de mantas de cor púrpura. Essa cor era destinada somente aos trajes imperiais.

Estátua de mármore
Incitatus ganhou uma estátua em tamanho real de mármore com um pedestal em marfim. Calígula, segundo relatos histórico, lhe deu o titulo de cônsul romano. O bicho tinha moral.

Cavalos modernos – cont.
Incitatus era um cavalo cujo proprietário era um imperador tirano e que morreu assassinado em 41 d.C. por um grupo de guardas pretorianos, insatisfeitos com seu reinado de terror. Infelizmente, em plena democracia, há no Senado brasileiro vários cavalos bípedes querendo transformar o país numa cocheira.

O tamanho da Marina
Nunca na história do Acre e de toda Região Norte um político ou uma política teve ou terá a estatura e a dimensão de uma Marina Silva. Não esqueçamos, que ela já teve mais de 20 milhões de votos. Talvez isso explique porque ela é alvo de tantos ataques.

Show de horrores – cont.
Aquela sessão na Comissão de Infraestrutura do Senado pode ser classificada como um verdadeiro show de horrores, de misoginia, de ataques buscando a lacração. Marina reagiu de forma altiva. Fez o que qualquer pessoa decente e com a sua biografia faria.

Senadores pequenos
Marina Silva saiu grande. Os seus detratores se apequenaram ainda mais. Talvez essa turma consiga produzir os cortes das suas falas para reproduzir na internet. Esse é o principal objetivo.

BR-319
Confrontada de forma virulenta pelo senador Omar Aziz, do Amazonas, a ministra lembrou que saiu do governo em 2008. Destacou que retornou após 15 anos. Ora, se não fizeram nada em uma década e meia na BR-319, como querer imputar a culpa em que retornou somente em 2023? Realmente buscam um bode expiatório chamado Marina Silva.

Uma causa
Sabe o que mais incomoda na Marina Silva? É que ela tem uma causa, que é a defesa da vida, do planeta. Pepe Mujica, Nelson Mandela, Martin Luther King, Mahatma Gandhi e Chico Mendes tinham as suas causas. E, por terem causas, foram tão perseguidos.

Biografia e história
A história do mundo é construída a partir de estória, de narrativa que se tornam verdades. A diferença de Marina Silva para os seus oponentes é que ela já faz parte da história com H. Construiu e constrói a sua biografia ao longo de uma trajetória marcada pelas adversidades.

Acre e São Paulo
Marina Silva foi eleita deputada federa por São Paulo. Se concorre aqui no Acre dificilmente seria eleita. O acreano e a acreana demonstram não ter apreço por quem tem projeção mundial pelo seu desempenho. Vejam o que acontece no Acre, que foi transformado num grande circo, para um palhaço sem graça usar o picadeiro para dançar.

Perda de milhões – foto do linhão
As combalidas finanças do Acre sofreram mais um baque após a conclusão do Linhão até Cruzeiro do Sul. Cerca de R$ 5 milhões de impostos sobre o diesel deixaram de entrar no tesouro. Isso gera uma perde receita anual superior a R$ 60 milhões. É muito para um estado pobre.

Pobre Acre – cont
O governador que substituir Gladson de Lima Cameli, o Dançarino, vai receber uma terra arrasada. A corrupção está levando o pouco de recurso que tem. Sem iniciativas que façam rodar a economia, a arrecadação própria patina e vai trazer a tragédia.

Peixão e piranambu
O tal Festival do Peixe que será promovido pela prefeitura do Peixão Bocalom de Festival de Piranambu. É o único peixe que existe no Rio Acre. Ainda vai cair um meteoro por essas bandas.

Saudade da delegacia
Se há uma coisa que faz falta no Acre é a Delegacia de Combate à Corrupção. A especializada foi completamente desmontada pelo governado justamente porque estava investigando corrupção demais.

Corrupção grita
Infelizmente, relatos que chegam é que a corrupção grita em todos os órgãos do governo. Os corruptos estão instalados nos andares térreos e na cobertura governamental. Chama o ladrão…

Telemedicina no PS
Este Espinhoso trouxe à lume um fato preocupante e perigoso que está acontecendo no Pronto-Socorro de Rio Branco. O governo de Gladson de Lima Cameli, o Dançarino, resolveu ‘inovar’ e passou a fazer atendimento de pacientes com problemas cardíacos e com AVC por meio da telemedicina. Felizmente, o Sindicato do Médicos resolveu levar o caso adiante.

Fato grave
A opção pela telemedicina é fato grave demais, por coloca vidas em risco. Não haverá o pronto-atendimento de emergência, sem conta o custo mais alto. Como certamente há recurso federal, o Ministério Público Federal tem o dever de investigar.

Proposta tentadora
A proposta para que o senador Alan Rick assuma o comando do PSD no Acre é muito tentadora. Trata-se de um dos maiores partidos do país, muito bem estruturado. Resta saber se o também senador Sérgio Petecão vai querer largar o osso.

Contas do Kassab
Gilberto Kassab, o presidente nacional do PSD, é apontado como um dos políticos mais habilidosos no política nacional. A conta dele é simples. Se atrair Alan Rick, ganha mais um senador e pode desatolar a candidatura à reeleição de Sérgio Petecão. Tem que combinar com os russos.

Suplente de Alan
Caso seja eleito governador, Alan Rick tem um suplente de extrema lealdade chamado Gemil Júnior, que não terá problema de se filiar no partido que o senador orientar.

Multidados
Publicaram uma pesquisa realizada por um tal Instituto Multidados, de Minas Gerais. Não vale nem a pena analisar os números. Cabe apenas uma piada: quem acredita que a vice-governadora Mailza, Severina Chique-Chique, Assism tem 18% das intenções de votos? Conta outra, Venâncio!

Por hoje é só.
Siga-me no Instagram: @leorosas1365

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *