PORONGA – O depoimento crucial de um ex-secretário abandonado e outras notas políticas

Frase: ““Vou disputar 2026. E só perco essa eleição para mim mesmo”, presidente Lula

Cena triste

Essa imagem é de de março de 4 de 2020. O personagem é Thiago Caetano. Ele foi todo poderoso secretário de Infraestrutura do governo Estado. Naquele instante eternizado por um transeunte tinha acabado se receber a notícia da sua exoneração e fora impedido de entrar no Palácio Rio Branco. Ficou triste e pensativo.

Depoimento bombástico

Veja como são as voltas que o mundo dá. Um ano e 10 meses depois, a Polícia Federal deflagrou a Operação Ptolomeu, que enrolou meio mundo do governo. Em depoimento à policia, Thiago Caetano soltou uma bomba de mil megatons contra Gladson de Lima Cameli, o Dançarino. Os humilhados serão exaltados.

Trouxe a Murano

Oficialmente foi Thiago Caetano que trouxe a Murano de Brasília para trabalhar no Acre. Em seu depoimento, o ex-secretário revelou uma reunião ocorrida na casa do governador, onde Cameli determinação que mais obras fossem entregues à empresas. Gledson Cameli, irmão do governador, estava presente.

Acomodação desgate

Vintes anos no poder desgasta e acomoda. Foi o que aconteceu com a maioria dos integrantes dos partidos da falecida Frente Popular. Poucos se mantiveram atentos e vigilantes. O desgaste e a acomodação levaram à destruição.

Descuido natural

Acomodado, quem estava no poder, se esqueceu de cuidar, de manter um link real com as transformações operadas na sociedade. Quando a Frente Popular chegou ao poder, a comunicação era analógica, terminou sendo engolida pela comunicação digital.

Velhas caras

As pessoas que eram jovens, envelheceram na estrutura do poder. Outros, foram corroídos pela arrogância, achando que não deviam nada ao povo, mas o povo é que deviam a eles por serem tão competentes. Magnânimos.

O personalismo

Ao longo dos 20 anos, o poder foi exercido em favor do personalismo, na imagem daquele líder de plantão. Faltou conscientização da sociedade sobre a importância de ser manter um pensamento estruturado em prol de politicas de estado.

Apostas erradas

Sempre que foi para um embate eleitoral que os líderes não podiam participar, a Frente Popular fez aposta errada. Não havia confiança em quem era ideologicamente firme. Sabe-se lá por quê? Mas os exemplos estão ai. Cadê os prefeitos e candidatos a prefeito? Uns sumiram, outros mudaram de lado.

Companheiros esquecidos

Há como negar que dezenas de companheiros e companheiras, que ajudaram a construir a história, foram deixados no meio do caminho, esquecidos? O que se viu foi um bando de cristão novos sendo contemplados com as bençãos.

Os nossos filhos

Como eu disse, 20 anos de poder é muito tempo. A maioria que foi contemplada não fez nem a lição de casa de conscientizar os seus próprios filhos para as lutas futuras. Formamos os doutores incapazes de ter a consciência de que as formações foram frutos de uma construção coletiva.

Falta o novo

O poeta diz que o “novo sempre vem”. Que novo? Quem formou essa geração tiktok? Os filhos dos velhos comunistas viraram pequenos burgueses que pouco ligam para o que acontece no Brasil, no Acre e no mundo.

Um fusca

Houve um tempo em que diziam que o PT inteiro cabia dentro de um fusca do ex-deputado Nilson Mourão. Atualmente, sobra essa na viatura.

   

Na surdina

Sinceramente, não consigo entender o porquê de as pessoas ainda se surpreenderem com as atitudes do prefeito Peixão Bocalom. Ele é turrão e faz as coisas do jeito que quer. A transferência do Centro Pop para a região da Baixada Sobral, na surdina, faz parte do seu estilo autoritário.

Debate perdido

Será infrutífero debater sobre a transferência do Centro Pop. A maioria das pessoas que frequentam a região do centro de Rio Branco irá concordar com a medida adotada pela prefeitura.

Higienização e facção

A prefeitura irá fazer a higienização na área central. No novo endereço, pode esperar, quem tomará conta das pessoas em situação de rua será a  facção que domina o pedaço.

Segov irregular

O que é a vida? Luiz Calixto declarou que o governo do Estado está impedido de conceder reajuste salarial porque confronto com a Lei de Responsabilidade Fiscal. O TCE decidiu que nem a sua secretaria, a Segov, deveria ter sido criada porque estava fora dos limites legais. A matéria complete esta no www.portaldorosas.com.br.

Erro político

Foi publicado que o Dnit reiniciou as obras no anel viário de Brasileia e Epitaciolândia. Se realmente teve início sem as devidas pompas e crédito, é mais um erro político grosseiro dos representantes do governo federal no Acre.

Corrupção do Gladson – coint.

Essa obra do anel viário  está paralisada ha anos por causa da corrupção instalada no governo de Gladson Cameli. Isso não pode deixar de ser dito. O que também não pode deixar de ser dito é que ela só acontecerá porque o presidente Lula vai mandar os recursos necessários.

Licença ambiental

No absurdistão chamado Acre estão fraudando licença ambiental do Imac.  Empresa com sede em Rio Branco ostenta licenciamento concedido a outra de Cruzeiro do Sul. Eu vi as duas certidões, mas o empresário que me mostrou teme denunciar publicamente.

Habilitação falsa

Saiu na imprensa que um cidadão disse ter comprado uma Carteira Nacional de Habilitação de  funcionário do Detran. Não desconsidere a denúncia. Esse fato, se houve investigação, é apenas a ponta do novelo.

Operação e operadores

Segundo relatos, há muita gente operando no Detran. É como se a grana da autarquia não merecesse ser aplicada corretamente. Em cada operação há os operadores fazendo as coisas fora do limite de velocidade e da legalidade.

Caravana e hospital

Já que irão fazer a tal caravana pela BR-364, os políticos têm o dever de dar uma passada no hospital geral de Feijó, a fim de verificar, in loco, as mazelas e as dores dos pacientes daquela unidade de saúde.

Nova economia

Com vergonha e sem ter o devido conhecimento sobre o que fala, o governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, passou a adotar o discurso sobre uma nova economia florestal. Sabe o que isso quê disse? É o mesmo que Florestania.

Por hoje é só.

Siga-me no Instagram: @leorosas1365

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *