Esta imagem é a cara do Brasil: amigos fazem piscina em caçamba de caminhão

1–2 minutos

Uma lona, a caçamba de um caminhão e muita vontade de fazer a festa. Um grupo na periferia de Belo Horizonte usou o que tinha à disposição para “construir” uma piscina de 15 mil litros.

Segundo o DJ Marcelo Matos, 39, a ideia surgiu ao perceberem a ausência de alternativas culturais na região do Aglomerado da Serra, um conjunto de favelas na capital mineira.

Desde 2010, um grupo de empreendedores — donos de lanchonete, casa de ração, adega e oficina — da região arrecada alimentos e promove eventos em datas comemorativas, como o Dia das Crianças e a Páscoa.

Eles decidiram, então, apostar também em uma opção de diversão para crianças e adultos.

“Primeiro, juntamos eu e os meninos [os amigos empreendedores] e fizemos com uma lona em uma picape. Depois, compramos uma piscina de plástico, mas os ratos comeram. Aí passamos a fazer em uma caminhonete maior, até vendê-la”, lembra o DJ, nascido e criado no Aglomerado.

“Tem um amigo nosso que trabalha em um depósito, que tem um caminhão. Compramos uma lona maior e fizemos o que deu na semana retrasada”, completou, referindo-se ao evento que fez sucesso pelas ruas do Aglomerado da Serra.

A arquitetura do negócio não tem segredo: é uma lona azul, disposta na caçamba de um caminhão, com uma escada de construção improvisada para o acesso. A atração diverte adultos e crianças.

O encontro na piscina, no domingo retrasado, foi na vila Nossa Senhora de Fátima, uma das que formam o aglomerado.

O objetivo é fazer um lazer itinerante pelas demais regiões do complexo. E a intenção é repetir a iniciativa de 15 em 15 dias — “quando não tiver problema no caminhão ou em época de chuva”, diz Marcelo.

Leia mais em UOL