A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 7, a Operação Terra Solta, visando investigar diversos crimes envolvendo assentados e não assentados do Polo Antônio de Holanda, no município de Bujari, no interior do Acre.
Policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão, três medidas cautelares de proibição de acesso e frequência à área de Reserva Legal e um mandado judicial de suspensão de atividades de pessoa jurídica. A operação Terra Solta conta com apoio do Incra, Ibama e Polícia Civil.
De acordo com a denúncia feita pelo o Incra, existia indícios de invasão, loteamento e comércio de área no interior da Reserva Legal. Segundo a perícia, os danos ambientais ultrapassam R$ 8 milhões.
Em razão dos fatos apurados, os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, invasão de terras públicas da União, desmatamento e falsidade ideológica, entre outros delitos, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 (vinte) anos de prisão.
A Operação Terra Solta está vinculada ao Projeto Paz na Floresta, instituído no âmbito da Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Acre, que tem por objetivo a repressão e a investigação de invasões e desmatamento de áreas ambientais tuteladas pela União.
Semana de combate
O trabalho iniciado nesta terça-feira, 7, deu início à semana de combate a crimes ambientais no Estado do Acre, denominado Projeto Paz na Floresta, que visa o combate generalizado de crimes ambientais em Projetos de Assentamento da União.
Ao longo da semana, serão mobilizados mais de 150 (cento e cinquenta) policiais federais, que estarão empenhados no combate à criminalidade ambiental.
