Ícone do site Portal do Rosas

PF também investigou contrato do Enem no governo Bolsonaro

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

Contrato do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) firmado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) também foi investigado pela Operação Bancarrota, deflagrada na semana passada pela PF (Polícia Federal). A ação apura possíveis irregularidades em negociações para a impressão de provas.

Na primeira versão do comunicado à imprensa, a PF informou inicialmente que os contratos iam de 2010 a 2018 —período dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). O valor divulgado, porém, era maior do que o referente ao período.

A ausência da gestão Bolsonaro no comunicado foi comemorada por políticos bolsonaristas. Nas redes sociais, eles criticaram a corrupção dos outros governos, citando justamente o período informado pela PF:

Depois da deflagração da operação, na terça-feira (7), e durante esta semana, a Polícia Federal confirmou que investiga também contratos feitos pela empresa Valid, firmados já na gestão do atual presidente. “O contrato de 2019 também está sob investigação”, informou a assessoria da PF ao UOL.

O comunicado no site da PF foi atualizado para incluir a apuração em negócios realizados na atual gestão somente no fim da tarde de sexta-feira (10), após a reportagem voltar a questionar a assessoria de imprensa da corporação. O comunicado da CGU (Controladoria Geral da União) permanece sem atualização.

Veja a matéria completa aqui.

Sair da versão mobile