O governo federal anuncia na tarde desta quarta-feira (21) uma lista com 17 empresas estatais que serão privatizadas. O conteúdo da lista foi obtido pelo jornal O Globo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia adiantado número de empresas a entrar no programa de venda na manhã desta quarta.
A lista inclui os Correios, cuja privatização já havia sido adiantada pelo governo meses atrás; e a Eletrobras, cuja venda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, que recentemente derrubou uma medida provisória (MP) que facilitaria a desestatização.
Entre as surpresas da lista está a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que controla a imprensa estatal, como a Agência Brasil e a TV Brasil. A EBC foi criada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2007.
Entraram também no programa de desestatização do governo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), conhecida como “raspadinha”, a Telebras e até a Casa da Moeda.
Parte dos processos iniciados Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) ainda deverá passar por aprovação do Congresso. O ministro Guedes disse que pretende vender todas antes do final de 2019, mas ainda faltam estudos para viabilizar os leilões.
O governo não revelou mais detalhes, como quanto pretende faturar com cada empresa. Veja a lista completa das estatais que serão privatizadas:
- Empresa Gestora de Ativos (Emgea)
- Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF)
- Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
- Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev)
- Casa da Moeda
- Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp)
- Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas)
- Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)
- Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb)
- Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa)
- Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
- Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec)
- Telebras
- Correios
- Eletrobras
- Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex)
- Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)