Rugas

Acordou, olhou no espelho e pá, olha uma ali. Se você já se deparou com esta sensação sabe bem do que eu estou falando. Se ainda não viveu esta experiência, natural e inevitável, lhe digo: não é uma sensação muito agradável (risos). Enfim, as rugas existem e vão aparecer, graças a Deus, sempre gosto de lembrar que a outra opção a velhice eu não quero experimentar tão cedo. Mas num mundo onde adiar os sinais da velhice são cada vez mais buscados, o que fazer para que as temidas marquinhas se formem na pele? Testa, boca e olhos estão entre as áreas mais acometidas, em virtude das caras e bocas que fazemos ao longo da vida. 

Estas são as primeiras rugas. Com o tempo surgem uma, as chamadas de rugas estáticas. Estas ligadas diretamente ao envelhecimento e a fatores como menor presença de colágeno no corpo e falta de hidratação. Entretanto, aos primeiros sinais é possível amenizar e retardar o problema com o uso de cremes.

Cada pele, cada tipo de ruga, um tratamento. Cada caso é um caso e para isso se faz necessário a visita a um dermatologista. Procure um de sua confiança e cuide-se antes que seja tarde. Nosso clima não ajuda em nada na manutenção de uma pele saudável. 

Se não tá dando para pagar um dermato saiba ao menos quais são os melhores ativos para a pele.  

Alfa-hidroxiácidos – os ácidos têm ação esfoliante e estimuladora de colágeno. Embora essa família seja considerada mais suave, a pele fica sensível – porque há remoção de células mortas. 

Retinol – É um derivado de ácido retinoico (este, só sob prescrição), mas menos agressivo. Auxilia na fabricação de colágeno novo, além de evitar a destruição daquele que já temos.

Vitamina C – Excelente produtora de colágenos. Temos muitos cremes vendidos em farmácia com este potencial.

A hora certa do botox

Há um papo de que o ideal é aplicar antes de as rugas surgirem. Será? Os dermatologistas dizem que sim, já que o botox relaxa os músculos e isso faz com as rugas nem se formem. Seria um tratamento mais preventivo. Tanto que para as rugas estáticas, o procedimento até ajuda, mas nem tanto. O correto seria verificar a necessidade de aplicação lá pelos 30 anos, antes que as rugas de expressão apareçam. 

Filtro solar se não pego sol?

Mesmo que você não saia de casa ou passe o dia trancada dentro do escritório saiba que os raios ultravioletas também são emitidos pelas luzes do ambiente e até das telas de celular e computador. Portanto, essa forma de claridade é prejudicial, e provoca o fotoenvelhecimento, um dos principais motivos da necessidade de usar o filtro solar todos os dias.

Passeio ciclístico

Domingo, dia 29 de setembro, a partir das 8h da manhã, vai ter passeio ciclístico pelas ruas de Rio Branco. A iniciativa é do Sicoob, com o programa SIcoobSaúde. O evento acontece em várias capitais brasileiras e durante a ação acontece sorteio de bicicletas e brindes. Se você quiser participar, a inscrição é gratuita e pode ser feita no endereço: www.sicoobsaude.com

Provei e compartilho! 

Adorei a comidinha da Malu, elaborada pela minha amiga Lucelia. A proposta é fornecer refeições saudáveis com baixo custo para quem precisa, quer e não pode pagar muito para fazer dieta. Ela fornece de segunda a sexta e entrega. Pedidos pelo telefone: 68-99210-4615

Estação das flores

Oficialmente ontem teve início a primavera no hemisfério sul. Apesar de não termos aqui no Acre as estações bem definidas com em outras regiões do Brasil e do mundo, é possível vermos a natureza se manifestando nos parques de nossa cidade, os ipês floridos, as ruas com pétalas de flores espalhadas pelo chão. Então que tal seguir nesta pegada da estação mais colorida e bonita? Aproveite esses dias e invista em sucos, frutas e alimentações leves, com a cara da primavera. Deixe de lado um pouco os industrializados e os embutidos e substitua por aqueles. Seu corpo vai agradecer e você ficará leve com a estação.

Alimentos para amenizar o colesterol

Não sei se já contei aqui pra vocês, mas eu tenho colesterol de origem familiar. O que isso quer dizer? Que mesmo que eu faça dieta, me mantenha com baixo índice de gordura corporal e pratique exercícios físicos, o “colesterol mal” (temos dois tipos, o mocinho, LDL, e o bandido, HDL) continuará a me perseguir. Por isso, me mantenho na linha e vez por outra faço acompanhamento. Este mês o meu colesterol total deu quase 300 (altíssimo). De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), um terço das doenças cardíacas ocorre devido ao colesterol alto. Se você, como eu, sofre com isso, aqui vão algumas dicas de alimentação:

  • Alimentos ricos em fibras não podem faltar na sua dieta, eles colaboram na diminuição do colesterol advindo dos alimentos;
  • Oleaginosas e todas as demais fontes de gordura boa, elas também ajudam na diminuição do colesterol ruim (LDL);
  • Aveia é rica em fibras solúveis, que ajudam na absorção do colesterol dos alimentos mais lentas. Além de inibir a síntese de LDL no fígado e aumentar a concentração do HDL;
  • Pipoca, meu alimento preferido. Ela está liberada, mas nada de encharcar de gordura, açucar e sal. Detalhe, a pipoca só serve se for aquela da panela. Nada de pipoca de microondas;
  • Chocolate amargo, caima de 70% de cacau. Ele é bom pra circulação e por isso auxilia no controle do colesterol. Mas nada de comer uma barra. É só 30 gramas por dia;
  • Frutas, elas devem ser comidas regularmente e são fontes de fibras. Procure consumir as ricas em pectina;
  • Iogurte, mas os desnatados. Eles reduzem o colesterol ruim porque possuem probióticos.

Eneagrama

Você já ouviu falar em eneagrama? É uma ferramenta baseada em tipologias a partir de características psiquiátricas de alguém. Desta forma, une-se essas características a um conjunto de técnicas e vivencias em gestão emocional e desenvolvimento humano. Na atualidade se usa muito o eneagrama na gestão de empresas, como forma de melhor aproveitar a capacidade dos colaboradores. 

Eneagrama em Rio Branco

Com base nisso, sempre antenado com as novidades em gestão de qualidade, o Instituto Euvaldo Loide (IEL), ligado a Federação das Industrias, traz para Rio Branco o treinamento Eneagrama nas empresas – Gestão de Pessoas, que será ministrado pela psicóloga e especialista em neuroterapia, Carmem Trindade. O treinamento acontece de 21 a 24 de outubro e as inscrições já estão abertas. Mais informações no telefone 99971-8753 ou 3212-4296.  

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami