Presidente do PT questiona ausência de Jorge Viana na pesquisa para governador

O presidente estadual do PT, Cesário Braga, acendeu a luz da dúvida.

O petista atentou para o fato de o ex-governador Jorge Viana não constar como opção do eleitor na pesquisa feita pelo Instituto Real Big Data na disputa para o governo.

O fato é muito estranho mesmo.

“A decisão, no mínimo, coloca em xeque os números, que não retratam, fidedignamente, o possível cenário de 2022”, escreveu o dirigente partidário.

A observação de Cesário não é órfã de razão porque a mesma pesquisa mostra Jorge Viana apontado por 39% dos entrevistados como o melhor governador do Acre nos últimos 30 anos.

Se o nome de Viana tivesse sido colocado na pesquisa estimulada, dificilmente o resultados não seria diferente.

Sem Viana, o governador Gladson Cameli ficou com 62% da preferência eleitoral, seguido pelo senador Sérgio Petecão (13%) e Jenilson Leite (3%).

O Real Big Data, que foi contratado pela TV Gazeta e entrevistou 600 pessoas, apontou que Jorge Viana venceria a disputa para o Senado com21%, seguido de Alan Rick (12%) e Jéssica Sales (9%).

Sem merecer destaque, a pesquisa apurou que 61% dos entrevistados não votariam em nenhum candidato à Presidência da República.

Esse percentual é extremamente relevante, haja vista que o atual presidente Jair Bolsonaro obteve 80% dos votos acreanos no segundo turno de 2018. Demonstra, ainda, que há uma grande insatisfação com o chefe do Executivo federal.

Mesmo assim, Bolsonaro venceria com 43% dos votos contra 27% do ex-presidente Lula, no primeiro turno.

No segundo turno o resultado seria de 45% contra 31% em favor do atual ocupante do Palácio do Planalto.

Pesquisa é retrato do momento.

Até o dia da eleição ainda acontecerá muita coisa.

Mas, para que haja um retrato fiel, seria bom que o nome de Jorge Viana tive constado na pesquisa para govenador. Afinal, ele ainda não disse a qual cargo pretende concorrer.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami