HomeAção da PFPF cumpre mandados contra fraude e desvio de dinheiro na pandemia

PF cumpre mandados contra fraude e desvio de dinheiro na pandemia

A Polícia Federal (PF) do Acre deflagrou nesta quinta-feira (2), na cidade de Eirunepé, no Amazonas, a operação Cama de Gato.

O objetivo da operação é cumprir vinte e um mandados de busca e apreensão em desfavor de pessoas físicas e jurídicas, dentre elas agentes políticos, servidores públicos, familiares e terceiros, integrantes de uma organização criminosa que atua praticando crimes de fraude à licitação, desvio de recursos, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

A investigação teve início em abril de 2021. As fraudes ocorreram durante e após o período da pandemia do Covid-19.

As contratações eram em sua grande maioria, realizadas por meio de Dispensa de Licitação. Em apenas um dos contratos foi verificado que a prefeitura de Eirunepé pagou por cento e cinquenta mil máscaras de proteção, mais do que o dobro do valor cobrado em todo o estado do Amazonas. Além disso o quantitativo adquirido equivale a cinco vezes o contingente populacional da cidade.

Após um ano de trabalho investigativo, a polícia identificou um grupo criminoso ligado à cúpula do Poder Executivo municipal participam de um esquema de desvio de recursos públicos realizado através da contratação de empresas fictícias ou de fachada, constituídas com o único objetivo de desviar verbas federais.

Os mandados foram cumpridos em Eirunepé e Manaus. Foram mobilizados cerca de cinquenta policiais da Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul e da Superintendência do Amazonas, além do apoio do destacamento da Aeronáutica em Eirunepé.

A estimativa é que os desvios estejam ocorrendo desde o ano de 2020. O prejuízo ao município ultrapassa a marca de dez milhões de reais em contratações fraudadas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura