A Bíblia já diz: assim como imagina em sua alma, assim é! A frase tem tudo a ver com pensar positivo, ter fé e esperança. Pois, se você acha que isso é coisa de carola e diz que só acredita na ciência, vou te dar uma boa notícia. Ela também diz a mesma coisa. Segundo estudo publicado no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), Acreditar que coisas boas vão acontecer e que o futuro será favorável faz você viver de 11 a 15% mais do que pessoas menos otimistas. Segundo eles, indivíduos positivos alcançam uma “longevidade excepcional”, chegando à idade de 85 anos ou mais, independentemente do status socioeconômico, condições de saúde, depressão, integração social ou hábitos de vida (alimentação, tabagismo e consumo de álcool).

Contra a demência: tenha amigos!

Ter uma vida social ativa não é coisa só pra jovem, muito pelo contrário. Quer manter a cabeça ativa depois dos 60? Tenha amigos! Pelo menos é o que garante um estudo feio com mais de 10 mil pessoas. Ele descobriu que quem tinha uma vida social ativa aos 60 anos tinha 12% menos risco de desenvolver demência anos depois. E tem mais, não basta ter aquele amigo de uma vida ou aqueles dois ou ter uma família numerosa. O estudo mostrou que quem via apenas um ou dois amigos vez ou outra ou via os parentes da mesma forma desenvolviam demência muito maior que o primeiro grupo, que tinha vida social ativa e vivia rodeado de amigos. 

Segundo os estudiosos, não há uma explicação concreta sobre o porquê disso, mas eles acreditam que o contato social faz com que áreas da memória e da linguagem sejam estimuladas no cérebro, o que pode construir a chamada reserva cognitiva. 

Queridinha do momento

Ela chegou pra ficar, a nova queridinha dos adeptos da alimentação saudável é a cúrcuma. Tempero conhecido dos indianos há pelo menos quatro mil anos. Conhecida por nós como açafrão, a cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório. Entretanto, o tempero, para ter seu efeito real teria que ser consumido por nós em toneladas. Mas calma lá, não se precipite achando que então esse lance de usar a cúrcuma em tudo é balela, besteira. Nãoooo! A ciência descobriu que o seu potencial é ampliado em milhares de vezes quando consumido em conjunto com a pimenta do reino (aquela pretinha). Então, você já sabe, cúrcuma em tudo e com ela a pimenta do reino a tira-colo.

Câncer de mama X alimentação

Neste mês do Outubro rosa estamos trazendo aqui algumas dicas semanais envolvendo o cuidado e a prevenção de câncer de mama. Semana passada falamos da importância do treino de força e hoje vamos falar da alimentação.

Você sabia que incluir frutas e verduras no cardápio reduz em até 11% a chances de você ter câncer de mama? Pelo menos é o que afirma um estudo recente da universidade de Harvad, nos Estados Unidos, considerada uma das melhores do mundo.

Segundo os pesquisadores, para ter este benefício é necessário consumir pelo menos cinco porções por dia, de aproximadamente uma xícara de vegetais e frutas e meia de legumes crus ou cozidos. Os vegetais e legumes crucíferos e de coloração amarela ou laranja são os que mais atenuam os riscos de desenvolver a doença.

Veja o que rolou no final de semana

Neste final de semana foram os corredores de rua que continuaram fazendo a festa. Teve corrida solidária em prol do hospital do câncer. Os colunistas Moises D’Alencastro e Jocely Abreu organizaram a Corrida do Laço Rosa, nas dependências da Universidade Federal do Acre. As inscrições foram kit’s de higiene pessoal que foram doadas aos pacientes que fazem tratamento no hospital. Teve muita animação e muitos brindes foram sorteados. Confira nas fotos.

E teve também a Corrida dos Médicos, organizada pela Acrerunning e que aconteceu também na UFAC. Mesmo debaixo de uma forte chuva, os participantes percorreram os 4 e 8k e fizeram muita festa na chegada.Confira as fotos.

No domingo também teve corrida infantil. Os meninos da Dom Barbearia inovaram e realizaram no estacionamento do Shopping Via Verde a primeira Don Run kids. A corrida teve como objetivo promover o esporte e valorizar os laços entre pais e filhos. Como sou do tempo em que os pais levavam os filhos para cortar o cabelo na mesma barbearia que frequentavam com seus pais, achei a ideia o máximo. Competindo em duas categorias, 150 crianças participaram do evento, que teve além da corrida, muita brincadeira. Confirma as fotos!

FOTOS

Turma grande de acreanos participou em Brasília da Asics Golden Run 21k. Sol forte, baixa umidade foram as companhias dos atletas, mas a turma se saiu muito bem. Realiza esteve presente e bem representada.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami