Ong de Rio Branco cria escolinha de futebol para crianças da periferia

A organização não governamental Saúde e Prevenção no Barão (SPB), iniciou neste ano uma escolinha de futebol para crianças carentes do bairro Adalberto Aragão. Desde 2009 a SPB tem um trabalho de combate às drogas, violência e prevenção nas escolas e bairros periféricos.  

É quase que incalculável o benefício que o esporte proporciona à sociedade. A inclusão social e os inúmeros benefícios que as atividades físicas trazem à saúde humana são alguns itens que fazem com que o esporte tenha um importante papel perante a sociedade.

O presidente da Ong, Chico Rafael, salienta que, “ para fazer parte desse time não é preciso apenas jogar bola, aqui nós trabalhamos a disciplina, o respeito, o conceito de sociedade, os valores da família, para além do esporte, aqui nós queremos formar cidadãos dignos e de boa índole perante a sociedade”.

Para participar do time Grêmio SPB, a criança deverá ter entre 07 e 16 anos, estar matriculada na escola e ter autorização dos pais para participar dos treinos.  

O treinador Arlei de Lima, enfatiza o envolvimento com projeto. “Eu acredito muito no esporte, sofri na minha adolescência por falta de oportunidade e hoje vejo que posso fazer a diferença na vida dessas crianças. Hoje vivemos tempos difíceis aqui na cidade a violência está em todo lugar e os grupos criminosos sempre buscam mais pessoas para as facções, o grêmio SPB pode ser uma saída de tudo isso “. 

Foto: Ramon Aquim

O pequeno Luiz Eduardo, de apenas 11 anos disse “Minha mãe sempre dizia que eu só ia fazer escolinha de futebol quando tivesse um dinheiro sobrando, mas a minha avó descobriu que iriam abrir essa escolinha e avisou minha mãe, ela veio aqui, participou da reunião e comecei a treinar”. 

A mãe Eline de Oliveira explica que “ eu não tenho condições de pagar uma escolinha dessas para meu filho e tá sendo muito bom para nós, a participação dele colégio melhorou e em casa também”. 

Para fazer parte desse time, os pais devem se encaminhar até a sede da escolinha, que funciona em parceria com o gabinete do deputado estadual Daniel Zen.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço rua Urano, número 443, no bairro tropical. 

Ascensão Social 

O pensador francês Pierre Bourdieu desenvolveu a ideia de “habitus”, em que afirma que cada classe tem ações próprias e que seus indivíduos as seguem, mesmo que de forma inconsciente, sendo difícil modificá-las. 

Contudo, a mobilidade se dá através de diversas forças dentro de um campo, como o esporte, responsável por modificar a vida financeira e social de inúmeras pessoas. Nesse sentido, analisa-se que a prática esportiva é capaz de incluir e ascender indivíduos à sociedade.

Foto: Ramon Aquim

Para mais informações é só entrar em contato pelos números (68) 99235-3535 – Magdiel e o (68) 99233-6957 – Chico Rafael.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami