Por Cesário Campelo Braga

A derrota histórica sofrida pelo governador ontem, 17 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), com a derrubada dos vetos feitos pelo governo na LDO*, não deve ser vista apenas pelo prisma das relações complexas que existem entre os deputados da base e o governo, ambos em permanente litígio e negociações.

Essa derrota é um recado duro da sociedade para um governador que não sustenta sua palavra e está à frente de uma gestão fragmentada, que continua patinando e não consegue apresentar rumos claros para o Estado.

Os votos que derrubaram o veto não foram apenas dos deputados, mas de todas as instituições e sociedade que debateram e construíram a lei. Esses vetos apresentados pelo governador à LDO são a prova concreta de que sua palavra não tem valor ou não pode ser levada tão a sério, pois logo após a aprovação, em 11 de julho, ele agradeceu publicamente a todos afirmando que a aprovação demonstrava o compromisso dos parlamentares com o desenvolvimento do Acre.

Essa derrota somada a outras, como a CPI da ENERGISA, as indicações para as agências reguladoras e a troca que já foi feita na liderança do governo na ALEAC, são provas da instabilidade que ainda impera no governo, que mesmo após 8 meses de gestão não apresenta propostas ou para o que veio.

Aprendi desde cedo que o combinado nunca sai caro. Ou governador aprende que sua palavra é algo valioso, que deve estar a serviço do povo, como norte para a construção do Acre e começa a honrá-la, ou o caos institucional, que já impera no governo sem rumo, vai conduzir o Acre a situações ainda mais complicada.

*LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é o documento construído, anualmente, pelo Poder Executivo, que orienta a elaboração dos orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas, autarquias, Ministério Público, o TCE e a Defensoria Pública.

Governador vai à Aleac e agradece deputados por aprovação unânime da LDO

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami