HomeAGÊNCIA BRASILNutricionista explica diferença entre intolerância e alergia alimentar

Nutricionista explica diferença entre intolerância e alergia alimentar


As alergias alimentares estão se tornando cada vez mais comuns, segundo dados da ONU. Nos países desenvolvidos, a condição afeta 10% da população. Também tem crescido o número de pessoas com intolerância. Mas, você sabe a diferença entre intolerância e alergia alimentar?

Alguns sintomas podem até ser parecidos, mas as causas e os cuidados não. Enquanto a alergia é uma resposta do organismo, a intolerância está ligada a reações de hipersensibilidade, explica a nutricionista Georgia Castro, engenheira de Alimentos, doutora em Nutrição e mestre em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp.

Segundo ela, apesar de os sinais variarem de uma pessoa para outra, a alergia geralmente causa desconforto abdominal. Isso acontecem quando o organismo enxerga a proteína de certo alimento como um agente agressor.

Mas as intolerâncias não representam uma sentença, afirma a nutricionista, já que algumas pessoas podem deixar de ter essa condição em algum momento da vida. No entanto, é importante nunca descuidar da saúde e, neste sentindo, a vacina contra doenças respiratórias, como influenza e covid-19, é uma importante aliada.

Um outro ponto destacado por ela está relacionado aos probióticos, capazes de melhorar o equilíbrio da flora intestinal, protegendo o organismo.

Caso exista algum problema relacionado à ingestão de alimentos, a orientação é procurar um profissional especializado, como médicos e nutricionistas, para que as causas sejam investigadas e o tratamento adequado realizado. Por isso, é bom ficar atento a dietas e tratamentos apresentados na internet por pessoas que não são especialistas no assunto. Com alimentação saudável, exercícios físicos e consultas regulares ao médico, é possível viver bem!



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura