Na presidência da Aleac, Jenilson Leite recebe pacientes com câncer e cobra providências da Sesacre

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), presidente em exercício da Aleac e médico, recebeu no plenário da Assembleia os portadores de câncer que fazem tratamento na UNACON e fora do Estado. Eles foram à Casa do Povo relatar as dificuldades que estão enfrentando para serem atendidos com quimioterapia, radioterapia e cirurgias. Enquanto que os pacientes que buscam o tratamento via TFD em outros estados não estão recebendo as diárias de custeios.

Jenilson Leite disse que a Aleac apoia a causa desses pacientes. Ele agradeceu os deputados presentes, dentre eles, a deputada Maria Antônia (PROS), uma defensora da causa dos pacientes com câncer no Acre. O tratamento contra essa doença é caro e necessita do empenho de todos, principalmente do governo que faz a gestão.

Leite concedeu a palavras aos pacientes e solicitou que à mesa registrassem as queixas para que posteriormente fossem levadas ao secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene.

Segundo os pacientes, quando vão fazer o tratamento no Hospital do Amor, em Porto Velho, o acolhimento é ótimo. Mas o custo sai muito caro, gasto com gasolina duas vezes ao mês, hospedagem e alimentação- pois o Acre não dispõe de casa de apoio em Rondônia. Isso tem dificultado bastante a luta contra uma das doenças que mais mata.

Com relação ao UNACON é falta de operacionalização. A máquina que realiza a quimioterapia e a radioterapia está quebrada há três anos. A falta desses procedimentos atrasa o tratamento e, também, põe em risco a vida das pessoas.

Ao final, deputado Jenilson Leite pediu que a Comissão de Saúde solicite do secretário estadual de Saúde quais os procedimentos que estão sendo tomadas para corrigir as problemáticas vivenciadas nos dias atuais com pacientes oncológicos do UNACON.

Da Assessoria

Fofos: Jardy Lopes

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami