More
    HomeMeio AmbienteMarina diz ‘ter certeza’ de que Mercosul fechará acordo com UE após...

    Marina diz ‘ter certeza’ de que Mercosul fechará acordo com UE após queda do desmatamento

    ESTADÃO CONTEÚDO

    A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que “tem certeza” de que o Mercosul fechará o acordo comercial com a União Europeia (UE), à medida que o Brasil acelerar os esforços de preservação ambiental.

    Em entrevista à EBC, às margens da Cúpula da Amazônia, em Belém, Marina alegou que o tratado de livre-comércio só não foi assinado ainda porque o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou medidas de combate ao desmate. Na visão dela, os resultados do recuo do desflorestamento tendem a destravar o processo. “Isso é bom para o agronegócio, para a indústria e para todos nós”, disse.

    Embora os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) não tenham acertado uma meta para acabar com o desmatamento em um prazo específico, Marina disse que o Brasil já trabalha em prol do compromisso de zerar a devastação da Amazônia até 2030.

    “Todos os países concordaram que a Amazônia não pode chegar ao ponto de não retorno”, informou, em referência ao fenômeno em que a savanização do bioma se torna irreversível.

    A ministra também ressaltou que o governo quer fazer do Plano Safra uma “base” para a transição para uma economia de baixo carbono. Segundo ela, a proposta é de que os produtores que já são ambientalmente responsáveis tenham benefícios como a redução dos juros.

    Veja a matéria completa aqui.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    vale a leitura