Levantamento do IBGE aponta índice de desemprego de 15,1% no AC em 2020; taxa é recorde no estado

Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Retrospectiva (Pnad). No ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, estado bateu recorde de desemprego e ficou com taxa maior que média nacional, que foi de 13,5%.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco

O Acre teve taxa recorde de desemprego em 2020, alcançando 15,1%. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nessa quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O índice no estado é o 10º maior do Brasil. Ao todo, 20 estados tiveram média recorde de desemprego no último ano, marcado pela pandemia do novo coronavírus e pelas medidas de restrição para tentar frear o contágio. 

A taxa média de desemprego no estado ficou bem acima da média nacional, que foi de 13,5% em 2020, também a maior de toda a série histórica da Pnad iniciada em 2012. 

De acordo com os dados, o nível de ocupação médio no ano passado foi de 43% no Acre. Isso significa que menos da metade da população em idade de trabalhar estava ocupada no ano de 2020. A média nacional ficou em 49,4%. 

Somente sete estados não registraram taxa de desemprego recorde em 2020, segundo o IBGE — Foto: Economia/G1

Veja a matéria completa aqui.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami