Representado pelo escritório do advogado Giordano Simplicio Jordão, o candidato a prefeito de Rodrigues Alves Francisco Ernilson de Freitas, o Burica, teve a sua candidatura homologada pela Justiça Eleitoral.
Burica teve o pedido de impugnação de candidatura formalizado Ana Maria Santos, candidata a vereadora naquele município.
Ela alega que Burica não teve suas contas aprovadas pela Câmara Municipal de Rodrigues Alves, alusivas ao exercício de 2015, julgada em 2021.
- Na defesa de Burica, o advogado alegou que uma leitura no Acordão do TCU anexo comprova que em nenhum momento é caracterizado o dolo ou qualquer conduta improba ou não do candidato a prefeito.
“Vê-se que a própria decisão do TCU aponta a ocorrência de erro grosseiro em relação à conduta praticada pelo candidato impugnado, elemento insuficiente para inviabilizar a candidatura pretendida. A meu ver, portanto, em nenhum dos julgados informados, vejo o dolo específico exigido pelo legislador, para caracterização da inelegibilidade”, escreveu a juíza da 4ª zona eleitoral, Rosilene Santana.o
Ao comentar a decisão, Giordano Simplicio Jordão foi suscinto: “Venceu a verdade e a justiça foi feita”.