Jenilson Leite exige criação de Assessoria de apoio aos povos indígenas

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), vice-presidente da ALEAC, apresentou uma indicação ao governo do estado, na qual solicita do executivo que crie de imediato a Assessoria Especial de apoio aos povos indígenas, que é o instrumento de diálogo para os debates das políticas indígenas.

Ainda no pedido, o parlamentar pede que o executivo designe um quantitativo suficiente de cargos para o funcionamento da Assessoria Especial Indígena, dos 450 cargos comissionados criados na Reforma Administrativa.

O deputado relatou que após 06 (seis) meses de governo, ainda não foi criada a assessoria indígena para cuidar das políticas indígenas. “Após receber os povos Huni Kui (Kaxinawa) na Assembleia Legislativa do Acre, vejo como extremamente necessário o investimento na educação, saúde, meio ambiente e cultura. No ato, a categoria pediu a presença do governador para que possa conhecer e ouvir a população que vive isolada nas aldeias e esquecida das políticas públicas”, comentou o deputado.

Segundo o deputado, é extremamente necessário a indicação de um assessor dos povos indígenas, que é o principal elo dos povos indígenas com o poder executivo estadual. “ O povo Huni Kui é uma demonstração de força e resistência na luta contra o retrocesso no estado e no país, principalmente com a possibilidade da perca de autonomia em seus territórios. A morosidade do governo do Estado com relação à execução das políticas públicas, além da extinção da assessoria indígena, requer do nosso povo uma demonstração de resistência e repúdio contra tudo isso”, argumenta o deputado.

Jenilson lembou que está sendo criadas duas novas secretarias, 450 novos cargos de confiança em todo estado, além de diretorias e outras chefias. A proposta de reforma administrativa do Governo do Estado em relação à lei aprovada ainda em dezembro de 2018 foi aprovada. “Com tanto novos cargos, né possível que o governador não lembre dos povos indígenas”.

* Assessoria.

Foto: Jardy Lopes.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami