Impasse entre governo federal e Instituto Butantan pela compra de 54 milhões de doses de vacina pode beneficiar estados que pretendem fazer a compra direta

O impasse entre o governo federal e o Instituto Butantan pode ajudar aos estados que pretendem comprar vacina contra a Covid-19 diretamente do laboratório.

Dentre esses estados está o Acre, que, segundo o governador Gladson Cameli, tem dinheiro e interesse em adquirir um milhão de doses.

Gladson Cameli chegou a anunciar que iria a São Paulo tentar fazer a aquisição. Mas, confrontado com a realidade, teve que ouvir do governador paulista, João Dória, que as vacinas chegarão ao Acre por meio do Sistema Único de Saúde.

Veja o video:

Ocorre que o governo de Jair Bolsonaro parece querer ganhar tempo para negociar com outros laboratório e deixar o Butantan de fora de acordos futuros.

Atualmente, o Butantan e o Ministério da Saúde têm acordo de exclusividade para a produção de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pela instituição brasileira em parceria com a Sinovac.

A fim de se planejar para o futuro, Instituto espera uma resposta do governo federal sobre a aquisição de mais 54 milhões de doses.

Ontem, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, declarou que, se não obtivesse uma resposta do governo federal sobre a produção, iria exportar as 54 milhões de doses para o exterior.

Hoje, Covas mudou o tom.

Ele voltou a cobrar o Ministério da Saúde. Afirmou que pode negociar a vacina CoronaVac diretamente para estados e municípios se o governo federal não manifestar interesse formal nas doses que foram oferecidas.

“Se não houver incorporação pelo Ministério da Saúde, existe interesse de outros estados e municípios. Então sim, é possível que haja atendimento a essa demanda”, afirmou Dimas, em entrevista à Globonews.

É nesse conflito que o estados e municípios poderão se livrar da politica negacionista do governo Bolsonaro, adquirir as vacinas de maneira direta e imunizar a sua população.

Gladson Cameli esteve reunido com a direção do Butantan. Espera-se que já tenha feito a reserva do prometido um milhão de doses.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami