Chegou a 10 o número de suspeitos de envolvimento em incêndios criminosos no estado de São Paulo. Nessa quinta-feira (29) foi preso um homem, de 39 anos, que ateou fogo em diversos pontos de uma plantação de cana na cidade de Pindorama, região de São José do Rio Preto. O fogo se alastrou por área extensa da lavoura, favorecido pelo tempo muito seco das últimas semanas.
A prisão aconteceu em flagrante, depois que vigilantes de uma empresa próxima ao local chamaram a polícia. Com o homem, foram apreendidos uma bicicleta, um isqueiro e uma caixa de fósforos. Em depoimento à polícia, ele disse ter usado drogas antes do crime. Ele foi encaminhado à Cadeia Pública de Catanduva.
Essa foi a 10ª prisão em flagrante por atear fogo no interior do estado. Mas, segundo a Secretaria de Segurança Pública, os casos não têm relação entre si.
A onda de queimadas no estado, que começou no último dia 21, já causou um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão. Duas pessoas morreram no combate às queimadas.
E o risco de novos focos de fogo continua. Segundo a Defesa Civil paulista, entre esta sexta-feira e o domingo, as temperaturas voltam a subir e a umidade relativa do ar deve cair mais, o que aumenta as chances de queimadas.