HomeAGÊNCIA BRASILHistória Hoje: "Orfeu Negro" recebe Palma de Ouro

História Hoje: “Orfeu Negro” recebe Palma de Ouro


Um amor de carnaval com fim trágico em uma favela do Rio de Janeiro. Inspirado na peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, a produção de Orfeu Negro foi o grande premiado com a Palma de Ouro em 15 de maio de 1959. Além de ganhar o prêmio de maior prestígio no Festival de Cannes, o filme também conquistou uma estatueta do Oscar de 1960.

A história traz o jogador de futebol Breno Mello no papel de Orfeu e a atriz Marpessa Dawn como Eurídice. O amor dos dois acaba sendo vítima da inveja e da morte. A atriz Léa Garcia interpretou Serafina, a prima de Eurídice.

A música-tema do filme ‘Manhã de Carnaval” foi interpretada por Agostinho dos Santos. Outros grandes nomes da música brasileira como Tom Jobim e Luís Bonfá, Vinícius de Moraes e Antônio Maria também fizeram parte da trilha sonora.

Em 1960, o filme venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Apesar de ter sido filmado no Brasil, com atores brasileiros, em português, Orfeu Negro foi considerado uma produção francesa por causa da nacionalidade do seu diretor.

O ex-presidente norte-americano, Barack Obama, chegou a citar no livro de memórias A origem dos meus sonhos que Orfeu Negro era o filme favorito da sua mãe.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
Apresentação: José Carlos Andrade
Edição: Paula de Castro
Publicação web: Marizete Cardoso

 

 



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura