HomeAGÊNCIA BRASILHistória Hoje: há 105 anos nascia Linda Batista

História Hoje: há 105 anos nascia Linda Batista


Rainha do Rádio, Estrela do Brasil, Nosso Patrimônio Nacional. Assim é lembrada Linda Batista. Nascida em 14 de junho de 1919, em São Paulo, a cantora fez parte do casting da Rádio Nacional em meados dos anos 30 e, com sua voz, manteve o título de Rainha do Rádio por mais de uma década.

Batizada como Florinda em homenagem à avó, Linda Batista era filha do famoso ventríloquo e cantor Baptista Júnior. Já a mãe Emília Grandino de Oliveira pertencia a uma tradicional família paulista. A menina teve acesso a uma boa educação e começou a tomar aulas de violão aos dez anos e, nessa mesma época, compôs a primeira canção.

Em 1932, enquanto a irmã mais nova Dircinha Batista cantava, a menina Florinda tocava violão. As duas ficaram conhecidas como Irmãs Batista e Florinda adotou o nome artístico Linda. A jovem também passou a cantar e assinou contrato com Rádio Nacional do Rio de Janeiro em 1936. No ano seguinte, Linda Batista tornou-se a primeira Rainha do Rádio e só perdeu a majestade onze anos depois.

Linda chamava a atenção pelo gosto refinado, roupas elegantes e joias. Esbanjava charme como uma grande estrela. Durante a carreira, também passou pela Rádio Tupi e pela Rádio Mayrink Veiga. Gravou sambas e marchinhas de carnaval. E também atuou no cinema.

Passado o grande sucesso que conquistou na Era do Rádio, Linda acabou se afastando da vida artística. Os anos de glória ficaram para trás e Linda enfrentou um período com dívidas e depressão. A cantora morreu em abril de 1988, aos 69 anos, de embolia pulmonar.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Bianca Paiva

Apresentação: José Carlos Andrade

Publicação web: Marizete Cardoso



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura