Haitianos barrados na fronteira do Peru retornam a São Paulo

Cerca de 20 haitianos que foram impedidos de cruzar a fronteira com o Peru decidiram retornar a São Paulo, até que a situação seja normalizada.

Os estrangeiros serão transportados até o aeroporto de Rio Branco num ônibus disponibilizado pela prefeitura de Assis Brasil.

Desde o último fim de semana que centenas de haitianos tentam entrar no Peru para retornarem à terra natal.

Há cerca de 10 anos, após um terremoto que destruiu o Haiti, milhares de pessoas procuraram por novas oportunidades no Brasil.

Estima-se que 50 mil estrangeiros passaram pelo Acre, onde recebiam ajuda humanitária do governo estadual antes de seguirem viagem.

Prefeito Jerry Correia enfrenta a crise migratória com espírito de liderança e buscando parcerias

Agora, desencantados com os rumos que o Brasil tomou, buscar o retorno ao lar. O problema é que o governo peruano fez um rigoroso bloqueio sanitário, a fim de evitar a propagação da Covid-19.

Semana passada houve conflito dos estrangeiros com a polícia peruana.

A prefeitura de Assis Brasil oferece abrigo e alimentação, mas o prefeito Jerry Correia (PT) pede socorro pois sabe que não dispõe de recursos para aguentar a situação por muito tempo.

Hoje, o representante do Ministério da Cidadania e a titular da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), Miguel Angelo Gomes e Ana Paula Lima, ouviram atentamente os imigrantes durante a visita. Mas não deixaram nada de concreto.

Jerry Correia e representantes dos governos federal e estadual conversam com estrangeiros

O prefeito Jerry Correia declarou: “Esgotamos todas as nossas capacidades. Espero que a vinda dessa equipe possa abrir uma nova ação suficiente para atender esses imigrantes. A gente não quer recursos, queremos que alguém assuma essa responsabilidade porque a prefeitura chegou ao limite”.

São servidas 1.440 refeições diárias nos abrigos, que diariamente recebem novos imigrantes

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami