Frente ampla e exemplo de vizinhos: como PT lidera na 2ª maior cidade do RJ

Igor Mello, do UOL, no Rio

Após surpreender e liderar com folga a disputa pela Prefeitura de São Gonçalo —cidade com mais de 1 milhão de habitantes na região metropolitana do Rio—, o PT espera vencer no 2º turno e dar visibilidade a projetos sociais formulados na vizinha Maricá, governada pelo partido há 12 anos como uma espécie de laboratório social.

A receita do PT para construir uma candidatura competitiva em São Gonçalo passou por tirar do papel a tão falada frente ampla e usar projetos bem avaliados de cidades vizinhas com governos de esquerda como plataforma eleitoral.

Foi necessária também uma boa dose de pragmatismo, a começar pela escolha do candidato

O médico Dimas Gadelha foi secretário de Saúde na gestão do atual prefeito José Luiz Nanci (Cidadania), mas rompeu com ele e se lançou candidato a deputado federal em 2018 pelo DEM. Gadelha foi então convidado por Washington Quaquá —ex-prefeito de Maricá e principal cacique petista no Rio— para ingressar no PT.

Uma costura entre Quaquá e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), viabilizou que PT e PDT estivessem na mesma chapa, ao contrário do que ocorreu no Rio.

Na campanha, Gadelha apostou em programas sociais implantados por Quaquá em Maricá, como uma moeda social —mecanismo de transferência de renda que privilegia o comércio local— e linhas públicas de ônibus com tarifa zero.

Também prometeu investimentos em segurança pública, como a implementação de 500 câmeras na cidade, nos mesmos moldes do que foi feito por Rodrigo Neves em Niterói. O mote da campanha não poderia ser mais claro: “Maricá e Niterói juntas por São Gonçalo”. Enquanto Maricá e Niterói vivem um momento de bonança

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/18/frente-ampla-e-exemplo-de-vizinhos-como-pt-lidera-na-2-maior-cidade-do-rj.htm?cmpid=copiaecola.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami