HomeAGÊNCIA BRASILFarmácia Popular vai oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

Farmácia Popular vai oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente


Noventa e cinco por cento dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de forma gratuita, a partir desta quarta-feira (10). A população vai poder retirar de graça nas unidades credenciadas remédios para tratamento do colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma, rinite, entre outras doenças.

Até então, somente medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos de forma gratuita.

Para os outros remédios, o ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante. Com a atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos podem ser retirados de graça.

A expectativa da pasta é que pelo menos 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do aumento de recursos na reconstrução do programa que completa 20 anos este ano.

Atualmente o Farmácia Popular está presente em 85% dos municípios brasileiros, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país.

A meta do Ministério da Saúde é aumentar a cobertura do programa para 93% do território nacional.

Já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municípios de referência do Programa Mais Médicos.Trezentas e cinquenta e duas cidades do Norte e Nordeste receberam a primeira unidade cadastrada.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura