HomeEsquemão AzulESQUEMÃO AZUL: PF quer saber quem autorizou ex-chefe de gabinete do governador...

ESQUEMÃO AZUL: PF quer saber quem autorizou ex-chefe de gabinete do governador do Acre ser “presa” em Sala de Estado Maior

Ex-assessora de Gladson Cameli foi atendida pelo Samu com saturação baixa e batimentos cardíacos acelerados; ela faz tratamento com anticoagulante, está internada no Hospital Santa Juliana e gravidade pode justificar transferência, em caráter emergencial, sem autorização da Justiça 

Privada de liberdade desde o dia 22 de dezembro do ano passado, a ex-chefe de gabinete do governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), Rosângela Gama Pequeno, vê a sua situação se complicar ainda mais a cada mexida da turma que está do lado de fora.

Pequeno teve vários pedidos de habeas corpus negados pelos plantonistas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que não quiserem reformar a decisão da ministra Nancy Andrighi.

Advogados da ex-chefe de gabinete tentaram a sua soltura até no Supremo Tribunal Federal (STF), mas a corte suprema devolveu o pedido para o tribunal de origem.

Rosângela Pequeno é um dos alvos da Operação Ptolomeu, deflagrada pela Polícia Federal, com autorização do STJ, para investigar possíveis desvios de mais de R$ 800 milhões do erário, tendo o governador do Acre como acusado de chefiar uma organização criminosa.

No dia que a operação foi deflagrada, ela, junto com outras assessoras de Cameli, tentaram destruir provas, dando sumiço ao seu aparelho de telefone celular.

As câmeras de segurança de um hotel em Cruzeiro do Sul registraram a manobra. O vídeo foi publicado, em primeira mão, por este Portal – veja aqui.

A situação de Pequeno se complicou porque, mesmo sem estar amparada em lei, ela foi acomodada no gabinete do comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), com regalias como ar-condicionado.

Esse tipo de tratamento é destinado a quem tem amparo na lei para ficar em instalações chamadas de “Sala de Estado Maior”.

Sala de Estado Maior, segundo decisão do STF, é qualquer uma nas dependências de Comando das Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica) ou Auxiliares (Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros). Essas instalações não são destinadas a qualquer um. É necessário, por exemplo, ser advogado.

Para saber quem autorizou Pequeno a ficar na Sala de Estado Maior, a Polícia Federal enviou ofício ao comandante do Bope.

O comando do Bope, segundo fonte do Portal, não anexou ao ofício-resposta a documentação solicitada, informando quem determinou que a ex-chefe de gabinete tivesse a acomodações.

“O pior não é isso. O pior é que mandaram um ofício às 16 horas, pedindo cela especial para ela. As 20 horas, como muita eficiência (ironia) do governo, cederam a sala do comandante do Bope”, disse a fonte.

No oficio enviado à PF, o comando do Bope informou que haviam dois advogados presos nas instalações. Esses têm prerrogativas legais. Também foi informada a cessão da sala do comandante.

A jornalista Angélica Paiva informou que Rosângela Pequeno está há vários dias internada no Hospital Santa Juliana, recuperando-se de Covid-19.

Segundo fonte, a ex-chefe de gabinete apresentou problema grave de lesão pulmonar, estava com saturação baixa e frequência cardíaca elevada. Ela é hemofílica e faz tratamento com anticoagulante. Foi socorrida por médicos do Samu.

Paiva também afirma que a transferência para o hospital pode ter ocorrido sem autorização judicial. o que pode ser justificado pelo caráter emergencial do atendimento. Veja aqui.

“Ela, pelo estado de saúde grave, poderia morrer”, disse uma fonte médica.

Na próxima semana, o recesso do Judiciário acaba. A ministra Nancy Andrighi poderá decidir o futuro de muita gente.

O que é Sala de Estado Maior?

Sala de Estado Maior é representada por qualquer sala, desprovida de grades, localizada nas dependências de Comando das Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica) ou Auxiliares (Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros), e fora de qualquer unidade ou estabelecimento prisional, que possa, mesmo que potencialmente, ser utilizada, pelos oficiais que nela atuam, para o desempenho de seu mister funcional com toda a estrutura necessária para tanto, devendo conter minimamente de forma cumulativa instalações e comodidades condignas, com condições adequadas de higiene, alimentação, salubridade e aptas ao exercício da atividade laboral, como o atendimento de clientes.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura