HomeSaúdeE o Gladson? Governadores do Nordeste vão ao STF para garantir liberação...

E o Gladson? Governadores do Nordeste vão ao STF para garantir liberação da vacina Sputnik V

Há um incômodo silêncio dentro do governo sobre a compra das 700 mil doses da vacina russa Sputnik V.

Há cerca de três semanas, o governador Gladson Cameli anunciou, como devido estardalhaço, a aquisição do imunizante.

Ele pegou carona na aquisição de 37 milhões de doses feita pelo Consórcio dos Governadores do Nordeste, numa articulação do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Depois disso, o silêncio fez morada no Palácio Rio Branco.

Mas, se há silêncio no Acre, os nordestino irão brigam.

Presidente do Consórcio de Governadores, o governador do Piauí, o petista Wellington Dias anunciou que irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir liberação da Sputnik V.

Dias gravou vídeo onde disse: “Para esta semana, nós temos a expectativa de uma decisão sobre a licença de importação para a vacina Sputnik. Essa vacina, que foi comprada pelos estados, numa parceria também com o Ministério da Saúde, é importantíssima para o momento do Brasil. Uma vacina, que já foi comprovada, tem segurança e uma boa eficácia na imunização, usada em 58 países. Queremos uma decisão baseada na lei 124 de 2021. Quis o Congresso brasileiro que vacina que já foi aprovada por agência reguladora de outro país possa ser utilizada no Brasil para salvar vidas. É tudo que precisamos neste momento, mais vacinas. Assim esperamos uma decisão da Anvisa, em primeiro lugar, mas, caso não saia da Anvisa, nos estamos rcorrendo ao Supremo para que se garanta a decisão do Supremo e a lei.”.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou ontem que o estado acionou o STF para que a Anvisa autorize a liberação de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia contra a covid-19 e comprada de forma direta pelo estado nordestino com o Fundo Soberano Russo.

A decisão da Anvisa vai demorar.

A Agência informou, segundo a CNN, que, a pedido do Fundo Soberano Russo, houve mudança nas datas das visitas agendadas em fábricas da Rússia que produzem a vacina Sputnik V

Inicialmente, a inspeção ocorreria entre os dias 15 e 21 de abril, mas agora ela ocorrerá entre 19 e 23 de abril. Serão visitadas as empresas, nestes mesmos dias, as empresas fabricantes JSC Generium e UfaVita, de acordo com nota publicada pela Anvisa. 

A data da nova viagem ainda vai ser confirmada. 

É bom o governador do Acre se mexer também e deixar de ficar pegando carona no trabalho alheio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura