HomeMETRÓPOLESDino quer usar Fundo Amazônia para reforçar segurança na fronteira

Dino quer usar Fundo Amazônia para reforçar segurança na fronteira

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reuniu com representantes das secretarias de Segurança Pública dos nove estados brasileiros que fazem parte da Amazônia Legal.

Na reunião foi apresentado o Plano Amazônia Mais Segura (Amas), que visa entre seus objetivos a proteção das fronteiras, combate a crimes ambientais e tráfico de drogas na região.

O objetivo de Dino é que o Amas seja financiado com recursos do Fundo Amazônia, que são recursos financeiros com o objetivo de promover projetos para a prevenção, combate ao desmatamento e conservação das florestas na Amazônia Legal. Recentemente, os Estados Unidos anunciaram que vão doar para o Fundo Amazônia.

Nos próximos dias, o Plano Amazônia Mais Segura deve ser apresentado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que é responsável por contratar e monitorar os projetos executados com o Fundo Amazônia.

Entre os planos do Amas, está a criação de novas bases terrestres e fluviais, capacitação e ampliação do efetivo, além do uso de novas tecnologias.

Demandas dos estados

Durante a reunião de sexta, os estados também apresentaram seus problemas específicos. No geral, todos alegaram áreas de difícil acesso, falta de assistência e proximidade com países onde há grupos armados violentos, como por exemplo Colômbia, Peru e Venezuela.

Estiveram presentes na reunião em Brasília representantes Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Tocantins, Amapá, Mato Grosso e Maranhão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura