HomePolíticaDeputados elegem Nicolau Júnior para a presidência da ALEAC

Deputados elegem Nicolau Júnior para a presidência da ALEAC


 
Assessoria

De forma unanime, democrática e consensual, os deputados estaduais elegeram, nesta terça feira (9), por 24 votos, a nova mesa diretora da Assembléia Legislativa do Acre, para o biênio 25/26.
O atual primeiro secretário da Casa de leis, Nicolau Júnior (PP), foi aclamado, por não haver outra chapa no pleito. Quando assumir a presidência em fevereiro de 2025, Nicolau Júnior estará iniciando o terceiro mandato na presidência do legislativo estadual. A votação foi aberta e nominal.


A ALEAC é a nona Assembléia Legislativa a antecipar a eleição da mesa diretora. Antes, Amazonas, Piaui, Pernambuco, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Bahia, já haviam escolhido os presidentes e respectivos membros.
“A antecipação da eleição da mesa diretora, além de não haver nenhum impedimento jurídico, mostra o clima de harmonia e plena democracia que há no legislativo estadual. Aqui, com essa decisão, teremos o segundo semestre para realizar o planejamento das ações que iremos executar no primeiro ano de mandato. Nossa proposta é aproximar a ALEAC da população, retomando as audiências públicas para debater junto com a comunidade, os problemas em cada região do estado, igual fizemos recentemente”, disse Nicolau.


O atual presidente, Luiz Gonzaga (PSDB), voltará a ocupar o cargo de primeiro secretário.

Luiz Gonzaga parabenizou Nicolau pela eleição e ratificou que a recondução do novo presidente para o poder legislativo, mostra a unidade que existe no parlamento.

“Fico muito honrado em ter o Nicolau como primeiro secretário na minha gestão e voltar a fazer parte da mesa diretora na gestão que ele vai assumir ano que vem. Hoje mostramos aqui que a democracia é a base de qualquer poder”, comentou Gonzaga.
 
A composição da nova mesa diretora ficou assim:


Presidente: Nicolau Júnior (PP)
1º secretário: Luiz Gonzaga (PSDB)
1º vice presidente: Pedro Longo (PDT)
2º secretário: Chico Viga (PDT)
2ª vice presidente – Maria Antônia (PP)
3ª secretária – Antônia Sales  (MDB)
3º vice presidente – Eduardo Ribeiro (PSD)
4º SECRETÁRIO – Gene Diniz – (Republicanos)
5º secretário – André Vale – (Podemos)

vale a leitura