Denúncias graves de irregularidades no processo seletivo da Saúde; há motivos para cancelamento

Pode terminar na Justiça o concurso simplificado para contratação de pessoal para trabalhar na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Candidatos identificaram várias irregularidades nos resultados divulgados e pretendem, na sexta-feira, procurar o Ministério Público Estadual para formalizarem denúncia.

A iniciativa parte dos enfermeiros cooperados, que prometem levar vários casos ao conhecimento do órgão.

A situação é tão séria que obrigou o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac) a emitir uma nota.

Conversas em grupos de WhatsApp apontam vários casos de pessoas formadas recentemente, mas que pontuaram como se tivessem anos de experiência.

Um dos casos, que chegou ao Portal do Rosas, traz a aprovação de um enfermeiro que, supostamente, foi aprovado sem preencher os pré-requisitos exigidos no edital.

Nesse caso, o candidato obteve 50 pontos porque, teoricamente, teria cinco anos de profissão. Também ganhou outros 12 pontos por ter pós-graduação.

O problema é que o candidato, que ficou na vigésima colocação, não tem pós-graduação e muito menos cinco anos de experiência.

Devacir Nascimento da Costa se formou em fevereiro do ano passado, no curso oferecido pela União Educacional Meta.

Os casos que serão levados ao conhecimento dos órgãos de controle podem levar ao cancelamento do concurso e penalização dos infratores.

Verificar a ficha de filiação partidária dos aprovados também seria uma boa ideia.

Pode haver muita gente filiada ao PP, principalmente os mais jovens.

Veja a nota do Sintesac

Simplificado da SESACRE

Inicialmente ressalto que somos totalmente contra, a contratação provisória e por meio de processo simplificado, justamente pela insegurança do vinculo e pelo grande risco de irregularidades, favorecimentos, ou apadrinhamentos, dentre outros. O que precisamos efetivamente, é de concurso público efetivo, para suprir o déficit de mais de cinco mil profissionais.

Hoje recebemos diversas denúncias de supostas irregularidades e injustiças comentidas na análise de titulos neste simplificado, fatos graves, que colocam em cheque a lisura do processo e nos forçam a expor publicamente a nossa insatisfação.

Diante dos fatos, estaremos realizando na proxima sexta feira, às 09h30min, na sede do sindicato, uma reunião com a nossa assessoria juridica, e com os candidatos que foram prejudicados e que eventualmente, tenham provas ou indícios de irregularidades.

Vamos oficiar os fatos aos órgãos competentes, inclusive o Ministério Público, Assembleia Legislativa, a imprensa, e solicitar a SESACRE que reveja todo o processo, ao tempo em que dispinibilizaremos aos candidatos filiados, todo suporte jurídico, a fim de que adotem todas as medidas judiciais cabíveis.

Boa noite!

Adailton Cruz

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami