Denúncia: Mesmo com empresa contratada, Sesacre usa frota própria para transporte ilegal de oxigênio

A reportagem do Portal do Rosas recebeu no fim da tarde desta quarta, 12, uma grave denúncia sobre possível crime praticado pela diretoria de Transportes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) do governo Gladson Cameli (PP).

Há pelo menos duas semanas os motoristas vêm sendo obrigados a transportar, nas caminhonetes da própria pasta, cilindros de oxigênio para hospitais de Rio Branco e cidades vizinhas como Senador Guiomard, Brasileia e Sena Madureira.

Este transporte acontece mesmo com uma empresa tendo sido contratada para tal fim: a Oxi Acre. De acordo com as fontes que fizeram a denúncia, a Sesacre não informou por qual motivo a empresa deixou de fazer o transporte. Vale lembrar que, por se tratar de uma carga perigosa, o transporte de cilindros de oxigênio deve seguir uma série de normas de segurança, previstas no Código de Trânsito. Os motoristas também precisam ter habilitação especial para transporte de carga perigosa.

Os veículos devem ser sinalizados e ter a autorização para o mesmo. Os cilindros necessitam ser transportados em pé. Para esconder a gambiarra e evitar fiscalizações da PRF pelas rodovias, os cilindros são levados deitados na carroceria das caminhonetes, colocando em sério risco não só quem está nos veículos, como também as pessoas ao redor.

Este é apenas mais um escândalo dentro da Secretaria Estadual de Saúde, alvo de investigações por parte da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União por possíveis malversações na aplicação de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é mais um caso a entrar no radar das investigações das autoridades federais.

Quem está ganhando ao a empresa contratada deixar de transportar o oxigênio?

Se o contrato expirou, por que já não foi renovado, sobretudo neste momento de surto de doenças respiratórias?

O Acre está em péssimas mãos.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami