DANIEL ZEN FALA SOBRE FECHAMENTO DE TURMAS DA EJA E EXONERAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS

O deputado Daniel Zen, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) falou, nessa quarta-feira, 21/08, sobre o fechamento de turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA e exoneração de professores temporários da SEE.

Segundo o deputado, as demissões de professores temporários não ocorre apenas em virtude da fusão de turmas que, por sua vez, acontece em virtude da evasão de alunos. “As demissões estão ocorrendo porque a SEE perdeu a mão quanto ao limite máximo de professores temporários que deveriam ser contratados, no início do ano letivo, para suprir a demanda de todas as escolas e turmas. Contrataram em excesso, além do que era necessário. Enquanto a média dos anos anteriores se situava entre 5.500 e 6.700 professores temporários (chegando a um pico máximo de 7.500), esse ano o número já passou de 8.400 professores temporários”, expôs.

O deputado acrescentou: “Fui secretário de Educação, sei que esse número é um exagero. Não é necessária essa quantidade para suprir a demanda de todas as escolas e respectivas turmas. Até porque, segundo dados preliminares do próprio Censo Escolar 2019, há mais de 10.000 alunos a menos, nesse ano, do que no levantamento do Censo Escolar do ano passado. Se há menos alunos, há menos turmas. Menos turmas significa uma necessidade menor de professores. Então, minha pergunta é: para que e aonde estão lotados todos esses professores temporários?”.

A demissão gera transtornos e prejuízo aos professores e suas famílias. “Se não era necessário contratar essa quantidade de professores temporários, por que motivo o fizeram? Isso é uma crueldade com esses professores, que celebraram contrato acreditando que iriam permanecer no serviço público por, no mínimo, dois anos. Como fica o planejamento familiar e profissional dessas pessoas? Essa ausência de planejamento da SEE está causando prejuízo, dor e sofrimento a esses profissionais”, finalizou o deputado.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami