Curso de Direito da Ufac recebe selo por desempenho em exame da OAB e Enade

O curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebe nesta sexta-feira, a partir das 18h45, o Selo IAE – 5 Estrelas, conferido pelo Instituto Aguillar Education.

O selo é o reconhecimento pela aprovação dos alunos do curso nos 10 últimos Exames da OAB e nos 2 últimos Enades (2015 e 2018).

No evento, o professor Fernando Aguillar, do Instituto Aguillar Education, falará sobre a pesquisa realizada, envolvendo 1.305 cursos jurídicos do país, públicos e privados, e sobre o significado do selo e o porquê de o curso de Direito o recebê-lo.

O evento será transmitido ao vivo pela UFAC TV, canal do youtube.

“Estamos muito felizes com a conquista de nossa Ufac e nosso curso”, comentou a professora de Jucyane Pontes Assis Brito,

coordenadora do Curso de Bacharelado em Direito.

Segundo a coordenadora, todos estão orgulhosos dos alunos e professores, “que dedicaram-se ao longo destes anos, e queremos muito compartilhar com todos os senhores e senhoras este momento, que pertence a todos nós! Uma premiação para nossa Ufac”.

O que é o IAE?

O IAE é uma resposta a uma necessidade prática: a de saber o desempenho das escolas de direito segundo os dois únicos índices públicos de qualidade dos egressos, o Exame Nacional Unificado da OAB e o ENADE. Embora tais indicadores sejam públicos, eles são de difícil acesso e não permitem uma análise comparativa entre as escolas, muito menos um sistema de classificação de desempenho. A OAB tem um selo de qualidade muito valioso, que é o OAB Recomenda, mas ele não ranqueia as escolas classificadas, apenas as lista.

O IAE usa esses dois indicadores de maneira rigorosamente proporcional: cada um tem 50% do peso do IAE. O IAE, assim como o ENADE e o Exame da OAB, não pode ser considerado como um instrumento de avaliação da qualidade dos cursos integralmente, visto que outros fatores interferem nos resultados obtidos, especialmente a qualidade dos próprios estudantes. Mas o IAE, ao se valer dos indicadores públicos exclusivamente sobre a performance dos egressos de cada escola, acaba sendo a melhor referência para todo estudante de direito e para aqueles que desejam cursar direito, a respeito da qualidade da formação recebida em cada escola.

O IAE vai de 0 a 100 pontos, tal como os indicadores da OAB (percentual de aprovação) e ENADE (Nota Bruta Geral).

O IAE leva em conta os dez últimos exames da OAB e os dois últimos ENADE. Não entram na classificação do IAE as instituições que não tenham submetido seus egressos à totalidade desses exames. Assim, uma escola com apenas 9 exames de OAB (com resultados publicados) somente poderá participar do IAE na sua próxima edição, caso complete os 10 exames. O mesmo critério vale para os dois exames ENADE.

Também não são considerados no IAE aqueles cursos que não tenham pelo menos 15 alunos em média participando dos Exames da OAB ou do ENADE, para evitar que haja distorções estatísticas.

A cada ano, o IAE será recalculado, mantendo os critérios de classificação e incorporando à base de dados os novos resultados eventualmente publicados pela OAB e pelo INEP-MEC.

As IES contempladas com os selos do IAE receberão da Aguillar Education uma autorização para uso do logo do Selo e um arquivo em alta resolução correspondente, para que possam divulgar a distinção recebida.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami