HomeCulturaConfira a programação do Transamazônico Festival de Cinema Internacional LGBTQIA+ 2022

Confira a programação do Transamazônico Festival de Cinema Internacional LGBTQIA+ 2022

A programação do Transamazonico Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ 2022 começa nesta quinta-feira, 28, no Theatro Hélio Melo, em Rio Branco, a partir das 18h30. O projeto, financiado pela Lei Emergencial Aldir Blanc por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), vai exibir produções do Brasil, Paraguai, Chile, Espanha, Quênia e China.

O evento, que este ano, será totalmente presencial, incluindo a exibição dos filmes. Na abertura, a plateia vai desfrutar de um show artístico do cantor Pedro Lucas. Em seguida, às 19h30, será exibido o longa-metragem “Germino Pétalas no Asfalto – uma produção brasileira, com indicação para a partir 12 anos. Posteriormente, a produção do Transamazonico vai apresentar o longa espanhol “Mariquinhas: O Cinema das 5QK’s” (classificação 16+).

Durante os quatro dias de festival – 28 de abril a 1 de maio –, o público vai poder apreciar 8 longas-metragens e 3 curtas-metragens que fomentam debates e reflexões sobre diversidade e aos direitos e vivências da comunidade LGBTQIA+, em diferentes recortes, com foco no respeito às liberdades.

Na sexta-feira, 29, serão exibidas quatro produções, a partir das 19 horas: o curta paraguaio “Yo Drag” (14+), o longa brasileiro “Transamazonia” (16+), o curta brasileiro “Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui” (18+) e o longa-metragem chileno “A Viagem de Monalisa” (18+).

No penúltimo dia de evento, sábado, 30, a partir das 19 horas, o público vai apreciar a exibição do filme espanhol “Também Encontrei Mariquitas Felizes” (18+), o longa-metragem “Rafiki” (16+) – uma produção da Quênia –, e, para finalizar a noite, será apresentado o longa chinês “Suk Suk – Um Amor em Segredo” (18+).


No último dia do Festival Transamazônico, domingo, 1, a programação começa mais cedo, às 17 horas. Na chegada, o público vai poder se de deleitar com a arte e o talento da musicista Maiara Rio Branco e as vozes de Leandre e Amanda Schoenmaker. O trio apresentará a música “Coração Leve”, do artista Beto Brasiliense, com o arranjo musical de Maiara Rio Branco autora da trilha sonora do filme.

Posterior ao show, a produção do Festival Internacional LGBTQIA+ vai exibir dois longas-metragens e um curta brasileiro: “Maués: A Garça” (12+), uma produção acreana, que será lançada no Transamazonico; “Os Primeiros Soldados” (14+); “Seguindo Todos os Protocolos” (18+).

O evento é totalmente gratuito, mas, somente pessoas que seguiram as recomendações do protocolo de saúde e concluíram seu esquema vacinal poderão participar do evento. A carteira de vacina e documento com foco serão solicitados na entrada do festival.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura