COLAPSO: PS também já tem todos os leitos de UTI Covid ocupados e fila de espera para tratamento intensivo

Por Fábio Pontes

Após o Hospital Regional do Juruá e o Into, agora a informação mais recente levantada e divulgada pelo Sindicato dos Médicos (Sindmed) é a de que o Pronto Socorro de Rio Branco também entrou em colapso neste domingo. O hospital, que até a última sexta, 5, tinha cinco de seus 10 leitos de UTI Covid ocupados, agora já não tem nenhum. O mais grave: ao menos 10 pacientes infectados pelo coronavírus estão na fila de espera por uma vaga para tratamento intensivo.

Os dirigentes do Sindmed realizam neste domingo uma série de visitas aos hospitais para saber a real situação neste grave momento de explosão no número de novos infectados. A conclusão é a de que o sistema público de saúde – na capital e interior – já colapsou.

Num estado onde praticamente apenas o SUS oferece atendimento avançado de média e alta complexidade para toda a população, a situação é ainda mais preocupante.

Por meio de sua conta no Twitter, o governador Gladson Cameli (PP) disse que foram enviados para Cruzeiro do Sul cinco respiradores e outros equipamentos para abertura de cinco novos leitos de UTI no Hospital do Juruá, e a chegada de mais seis mil doses da vacina de Oxford nesta segunda.

Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde neste domingo, o Acre tem 50.546 casos confirmados de Covid-19, e um total de 888 mortes pela doença em todo o estado.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami