COLAPSO: PS também já tem todos os leitos de UTI Covid ocupados e fila de espera para tratamento intensivo

Por Fábio Pontes

Após o Hospital Regional do Juruá e o Into, agora a informação mais recente levantada e divulgada pelo Sindicato dos Médicos (Sindmed) é a de que o Pronto Socorro de Rio Branco também entrou em colapso neste domingo. O hospital, que até a última sexta, 5, tinha cinco de seus 10 leitos de UTI Covid ocupados, agora já não tem nenhum. O mais grave: ao menos 10 pacientes infectados pelo coronavírus estão na fila de espera por uma vaga para tratamento intensivo.

Foto: Júnior Aguiar

Os dirigentes do Sindmed realizam neste domingo uma série de visitas aos hospitais para saber a real situação neste grave momento de explosão no número de novos infectados. A conclusão é a de que o sistema público de saúde – na capital e interior – já colapsou.

Num estado onde praticamente apenas o SUS oferece atendimento avançado de média e alta complexidade para toda a população, a situação é ainda mais preocupante.

Por meio de sua conta no Twitter, o governador Gladson Cameli (PP) disse que foram enviados para Cruzeiro do Sul cinco respiradores e outros equipamentos para abertura de cinco novos leitos de UTI no Hospital do Juruá, e a chegada de mais seis mil doses da vacina de Oxford nesta segunda.

Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde neste domingo, o Acre tem 50.546 casos confirmados de Covid-19, e um total de 888 mortes pela doença em todo o estado.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami