HomeDeu na GloboCaixa aguarda aval de Lula para concluir estudos sobre financiamento de estádio...

Caixa aguarda aval de Lula para concluir estudos sobre financiamento de estádio ao Flamengo

Por Geralda Doca — Brasília

A Caixa Econômica Federal aguarda aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prosseguir com o projeto de construção do novo estádio do Flamengo. Segundo interlocutores do banco, a área de Ativos de Terceiros tem vários estudos encaminhados sobre o assunto, com alternativas à participação da Caixa no empreendimento. Qualquer que seja a solução, contudo, terá que passar por acordo com a prefeitura do Rio e o próprio time.

Quais são as alternativas defendidas pelo Flamengo para construção de estádio?

 

Uma das alternativas defendidas pelo Flamengo é construir o estádio no terreno do antigo Gasômetro, na zona portuária do Rio. A Caixa administra um fundo imobiliário que é proprietário daquele terreno, localizado no Porto Maravilha.

O banco começou a realizar os estudos em meados do ano passado e uma das primeiras conclusões foi de que a instituição não poderia doar o terreno, considerado valioso. A venda do ativo seria a melhor saída, mas teria um custo elevado para o Flamengo.

Porém, alternativas seriam estudadas, como alienação do terreno, participação do banco em ganhos com bilheteria, direitos de transmissão de jogos e venda de jogadores. A Prefeitura do Rio também poderia oferecer à Caixa algum tipo de compensação à cessão do terreno.

Projeto pode sair do papel

O assunto voltou à tona e a expectativa é que o projeto possa sair do papel, depois da solução costurada entre Governo Federal e o prefeito Eduardo Paes para reestruturação do Porto Maravilha. Paes é alinhado ao atual governo.

Segundo o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), que está acompanhando as discussões, a diretoria do Flamengo retomou o plano da construção do estádio próprio com força total, inclusive com a contratação de um CEO para tocar o projeto.

— Seria muito bom para o Flamengo ter seu próprio estádio — disse o deputado.

Quais são os planos para o estádio?

Além do estádio, em si, o plano prevê outras fontes de receita, com pequenos empreendimentos, como a Cidade do Flamengo, por exemplo. A obra envolveria a formação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).

Veja a matéria completa aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura