More
    HomeMeio AmbienteApós reunião com Jorge Viana, Ibama emite nota desmentindo bloqueios de 90%...

    Após reunião com Jorge Viana, Ibama emite nota desmentindo bloqueios de 90% das madeireiras e retirada de gado no Acre

    Após a reunião com o presidente da Apex, Jorge Viana, na quarta-feira, a direção nacional do Ibama resolveu dar um basta na informações de que o órgão teria embargados 90% do pátios das madeireiras e dezenas de propriedades agropecuárias.

    Em tom eufemístico, o Ibama classifica esse tipo de informação como mentirosa.

    “Não são verdadeiras informações que circulam pela internet segundo as quais o Ibama teria realizado bloqueio inesperado de 95% das empresas madeireiras do Acre no Sistema do Documento de Origem Florestal”, diz a nota.

    A nota explica, ainda, que “também não são verdadeiras as informações de que o Ibama estaria apreendendo gado em áreas embargadas no Acre. No momento, a operação conduzida pelo Instituto para recolhimento de rebanhos criados em áreas ilegalmente desmatadas ocorre apenas no Amazonas e no Pará”.

    A nota foi emitida a pedido de Jorge Viana. “Trabalhei para ter o posicionamento verdadeiro, tinha muita gente surfando na mentira”, disse.

    Veja a nota:

    Nota de Esclarecimento sobre a Operação Metaverso

    Não são verdadeiras informações que circulam pela internet segundo as quais o Ibama teria realizado bloqueio inesperado de 95% das empresas madeireiras do Acre no Sistema do Documento de Origem Florestal.

    A Operação Metaverso, realizada com o objetivo de combater a exploração ilegal de produtos florestais por meio da fiscalização de transações no Sistema Nacional de Controle de Produtos Florestais (Sinaflor), resultou até o momento no bloqueio de 16 pátios, o que equivale a cerca de 4% das instalações desse tipo no estado, até que seja realizada fiscalização presencial. Desse total, 14 empresas receberam notificação que exige apresentação de romaneio, o que, por ora, foi atendido por apenas 3 delas.

    A apresentação do romaneio é necessária para a comparação do saldo informado no sistema com o estoque disponível em cada pátio.

    As empresas bloqueadas podem operar o sistema e emitir Documento de Origem Florestal (DOF) para atendimento a emergências.

    Também não são verdadeiras as informações de que o Ibama estaria apreendendo gado em áreas embargadas no Acre. No momento, a operação conduzida pelo Instituto para recolhimento de rebanhos criados em áreas ilegalmente desmatadas ocorre apenas no Amazonas e no Pará.

    Informações completas sobre a Operação Metaverso foram publicas nesta terça-feira (12/04) no site do Ibama:
    https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2023/operacao-do-ibama-desmonta-fraude-para-esquentar-madeira-ilegal

    Mais informações:

    IN 10/2015 (https://www.ibama.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&legislacao=1357 36)
    IN 1/2017 (https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20783583/do1-2017-01-31-instrucaonormativa-n-1-de-30-de-janeiro-de-2017-20783469)
    Resolução Conama 411/2009 (http://conama.mma.gov.br/index.php?option=com_sisconama&task=documento.do wnload&id=23358)
    Imazon. Irregularidade em quase 40% da extração de madeira. (https://imazon.org.br/imprensa/quase-40-da-extracao-de-madeira-na-amazonia-naoe-autorizada-mostra-pesquisa-inedita/

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    vale a leitura