More
    HomeMETRÓPOLESApex diz que mudança no estatuto não foi para beneficiar JV: “Aprimorar...

    Apex diz que mudança no estatuto não foi para beneficiar JV: “Aprimorar governança”

    A Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) afirmou nesta sexta-feira (14/4) que a alteração no estatuto do órgão da empresa para manter o ex-senador Jorge Viana (PT-AC) na presidência buscou “aprimorar a governança da agência”.

    “A alteração do estatuto em março de 2023, aprovada pelo Conselho de Administração da ApexBrasil, buscou aprimorar a governança da agência. As novas regras trataram de realinhar as funções e competências da diretoria e de todos os cargos, depois de graves e sucessivas crises ao longo dos últimos anos”, escreveu em nota a agência.

    A mudança foi revelada pelo Estadão. A Apex é um órgão responsável por divulgar produtos brasileiros no exterior. O estatuto da Apex previa o inglês fluente como “requisito mínimo” para presidir a instituição. Mesmo sem a qualificação, no entanto, Viana chegou a passar três meses no cargo. Em 22 de março, o conselho deliberativo mudou o estatuto e deixou a fluência em inglês como atributo “preferencial”, e não mais “obrigatório”.

    Segundo a Apex, entretanto, o estatuto foi “modificado arbitrariamente pelo chanceler Ernesto Araújo, à revelia do Conselho de Administração”.

    *Metrópoles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    vale a leitura