Acre está entre os estados que menos aplicou a primeira dose da vacina no país

Das 27 unidades da federação, o Acre figura na 23ª posição entre os estados que menos aplicou a primeira dose da vacina contra covid-19 no Brasil.

Até agora, 79,84% dos acreanos foram vacinados com apenas uma dose.

Segundo reportagem publicada no Estadão, oito Estados brasileiros alcançaram nesta segunda-feira, 6, a cobertura de 90% da população acima de 12 anos com pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.

O levantamento, feito pelo Estadão, utilizou os dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa e a estimativa populacional do IBGE, considerada pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação. Para os especialistas, a marca mostra uma adesão em massa à vacina no Brasil, mas ainda é considerada insuficiente para ter o controle total da pandemia.

Na avaliação do infectologista do Instituto Emílio Ribas Jamal Suleiman, o desafio é repetir a mesma cobertura vacinal com a segunda dose e a dose de reforço, necessárias para garantir uma imunidade satisfatória. “Vacinas que exigem mais de uma dose para garantir a imunidade têm uma complexidade maior na estratégia de aplicação. O dado é interessante, mas a cobertura não pode parar por aí”, declarou.

O infectologista defende que somente com a cobertura vacinal completa o Brasil vai conseguir reduzir ainda mais o número de mortos pela doença. Apesar da primeira dose garantir imunidade contra o coronavírus, reduzindo o número de casos graves, hospitalizações e mortes, a carga é considerada muito inferior se comparada com o ciclo vacinal completo. Essa imunização também tende a cair com o tempo – o que torna necessária a dose de reforço.

Até esta segunda-feira, a média móvel de mortes estava em 194 óbitos diários na última semana, de acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa. “Ainda temos 200 pessoas morrendo por dia de uma doença que pode ser evitada. É uma variável que ainda precisa baixar”, disse.

Veja a matéria completa no Estadão.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami