3 Refeições, filme de cineasta acreana, está  na seleção oficial do 13° Los Angeles Brazilian Fila Festival

3 Refeições, filme de cineasta acreana, está na seleção oficial do 13° Los Angeles Brazilian Fila Festival

Filme de Maria Maia é um registro documental sobre a Fome e faz parte da Mostra Competitiva de longas-metragens do Festival que acontece online de 21 a 25 de outubro na plataforma Filmocracy

O filme 3 Refeiçõesde Maria Maiaé o registro documental da ruptura de fronteiras sociais e econômicas de 36 milhões de miseráveis brasileiros. Gente que saiu da extrema pobreza e ascendeu a um inédito cotidiano de dignidade cidadã.

uiado através das figuras de Antônio Conselheiro e Luiz Inácio Lula da Silva, o documentário parte da “Caravana da Cidadania Contra a Fome – Viagem ao Brasil Real”, realizada em 1993, quando o ex presidente refez a viagem feita na infância, saindo de Garanhuns e chegando a São Paulo.

O longa foi filmado em Monte Santo e Canudos, mesma região que Euclides da Cunha visitou e descreveu em Os Sertões e onde Glauber Rocha filmou Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Com imagens históricas, o filme mostra Lula nos comícios com o povo e em conversas ao pé do ouvido, onde ele, segundo a diretora, escutava as demandas do sertão.

3 Refeições percorre ainda a década de políticas públicas contra a fome no país, a partir de 2003, entrevistando personalidades que sobressaíram nessa luta, entre eles João Pedro Stédile, Patrus Ananias, Tereza Campello, Maria Laura, Tereza Cruvinel, Maria Coeli, Samuel Pinheiro Guimarães e Concita Maia. Mais informações sobre o filme no https://www.facebook.com/3refeicoes.

Sobre a diretora Maria Maia

Maria Maia é uma cineasta brasiliense nascida no Acre, graduada em Sociologia e Antropologia e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), onde defendeu a dissertação Escritura Fílmica: Dramaturgia do Enredo e Dramaturgia da Forma, sobre o processo de criação da linguagem cinematográfica.

Poeta e escritora, publicou poemas em antologias, jornais e revistas; publicou os livros Desejante (2018) e Quase toda poesia (2019); e o ensaio Villa-Lobos pelo Mundo toca a Alma Brasileira.

Como cineasta, realizou 63 filmes, entre curtas, médias e longas, tendo trabalhado 20 anos como roteirista e diretora de filmes na TV Senado, onde produziu titulo de grande importância e da grandeza de sobre personagens da grandeza de Claude Lévi-Strauss, Candido Portinari, Glauber Rocha, Darcy Ribeiro, Chico Mendes entre outros.

Também produziu filmes independentes, como os curtas Inferno e paixão; Espelhos Abomináveis; Reservas Extrativistas na Amazônia; Deuses no Juruá (em co-direção com Rogério Sganzerla); e os longas 3 Refeições e Sonia e Lygia, sobre as irmãs multiartistas Sonia Lins e Lygia Clark, em processo de lançamentoAo longo de sua trajetória no cinema, teve filmes exibidos em mostras e festivais no Brasil, Londres, Paris, Capbreton (França), Milão, Buenos Aires e Atenas.

Sobre o festival

Considerado o festival brasileiro de maior prestígio no exterior, o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) foi fundado em 2008, tornando-se uma vitrine para as produções brasileiras em Hollywood. O festival já exibiu mais de 800 títulos, premiou mais de 300 profissionais do cinema e contribuiu para a realização de longas metragens no Brasil em parceria com os Estados Unidos, além de ter colaborado para o licenciamento de diversos títulos brasileiros para majors de distribuição americana. Veja a programação completa no site do LABRFF 2020,https://labrff.com/, e faça sua inscrição para assistir todos os filmes na plataforma https://filmocracy.com, no período de 21 a 29 de outubro. seu passe para o festival e se registrar no Filmocracy.com A maioria

Leonildo Rosas

Related Posts

Matias Souza é um dos candidatos do Acre ao Prêmio Pretos Empreendedores

Matias Souza é um dos candidatos do Acre ao Prêmio Pretos Empreendedores

Criado no Bairro 15, estudante é destaque em concurso mundial de design com memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

Criado no Bairro 15, estudante é destaque em concurso mundial de design com memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

Servidora pública lança livro sobre trajetória de superação após diagnóstico de câncer de mama

Servidora pública lança livro sobre trajetória de superação após diagnóstico de câncer de mama

Prefeitura de Rio Branco disponibiliza Cadastro Cultural para artistas e fazedores de cultura

Prefeitura de Rio Branco disponibiliza Cadastro Cultural para artistas e fazedores de cultura

No Comment

Deixe uma resposta