Ranking nacional aponta que Tribunal de Justiça do Acre aumentou índices de transparência

Ranking nacional aponta que Tribunal de Justiça do Acre aumentou índices de transparência

De 2018 até este ano a Justiça acreana cresceu mais de 22% na publicidade de seus atos e ações, atingindo o índice de 83,04% de transparência, de acordo com ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

O Ranking da Transparência do Poder Judiciário , desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apontou que no ano de 2020, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) atingiu o índice de 83,04% de transparência em suas ações. O dado demonstra o compromisso da Justiça acreana com o fornecimento de informações sobre todas suas ações de forma clara e organizada.

Todo ano o CNJ realiza um questionário com os 92 tribunais do país para verificar se estão dando a devida publicidade sobre seus atos, receitas e despesas. Dessa forma, qualquer cidadão pode acessar folhas de pagamento, buscando nominalmente as remunerações do Judiciário. Ainda são publicados relatórios dos gastos, inclusive com passagens, diárias, contratação de serviços e obras.

Mas, para ter esse destaque, é preciso publicizar os dados orçamentários e cumprir uma série de outras exigências, desde a visibilidade e facilidade de acesso as informações na home page até as boas práticas na área e a produtividade do Judiciário no cumprimento das Metas nacionais anuais.

O Judiciário do Acre vem aprimorando e aumentando a transparência sobre seu funcionamento. Em 2018 foi atingido 60,53%, e este ano teve um aumento de mais de 22% na divulgação de suas ações. O objetivo dos gestores do TJAC é continuar ampliando até atingir o máximo.

“A administração tem priorizado o permanente desenvolvimento do TJAC, principalmente, no que diz respeito ao aprimoramento de nossos serviços. É um esforço que tem o compromisso dos servidores, e isso tem refletido nos bons resultados”, ressaltou o presidente, desembargador Francisco Djalma.

Portal da Transparência

No Portal da Transparência do TJAC é possível verificar dados sobre governança, administração, gestão de pessoas e ainda solicitar informações dentro da Lei de Acesso à Informação. Cada um desses quatro menus se desdobram em mais informações, deixando a busca mais específica, conforme o tipo de dado desejado.

Além disso, na página principal do site existe um gráfico que direciona para estatísticas sobre a produtividade do Judiciário estadual. Ali é possível acompanhar o desempenho de cada unidade em relação as Metas Nacionais, sobre julgamento de processos

Assim, o Poder Judiciário do Acre aprimora seus serviços, cumpre metas e obrigações previstas na legislação, tudo para garantir ao cidadão acreano agilidade e qualidade na prestação dos serviços judiciários.

Leonildo Rosas

Related Posts

Inquérito que investiga Marcio Bittar por uso de cota parlamentar fica no STF

Inquérito que investiga Marcio Bittar por uso de cota parlamentar fica no STF

Justiça Federal  acolhe pedidos do MP e Defensorias e ordena que vacinação de forças de segurança do Acre siga as regras de prioridades

Justiça Federal acolhe pedidos do MP e Defensorias e ordena que vacinação de forças de segurança do Acre siga as regras de prioridades

Justiça condena delegado e agente por prática de discriminação em desfavor das pessoas com deficiência

Justiça condena delegado e agente por prática de discriminação em desfavor das pessoas com deficiência

Judiciário do Acre realiza mais de 2 milhões de atos durante o primeiro ano da pandemia

Judiciário do Acre realiza mais de 2 milhões de atos durante o primeiro ano da pandemia

No Comment

Deixe uma resposta