Por que a Senadora Ana Amélia não é bem-vinda na UFAC?

Por que a Senadora Ana Amélia não é bem-vinda na UFAC?


Por Charles Brasil e Marcelo Barbosa


A universidade é um campo fértil para conviver, descobrir, produzir, analisar e disseminar a diversidade, seja política, cultural, ideológica e de identidades. O pensando crítico precisa de asas fortes com a capacidade de levá-lo aos lugares mais longínquos do solo cerebral.


A universidade também é essencialmente um campo de disputas que, se democraticamente solucionadas são muito bem-vindas. Nesse sentido, a universidade é um espaço de convívio democrático, o que não quer dizer que os conflitos devam ser negados ou colocados para debaixo do tapete. Cada ator político é responsável pelos seus atos e por ele deve responder, é assim que funciona. A Senadora Ana Amélia, eleita pelo Rio Grande do Sul, foi base de apoio do governo Temer, governo que congelou por 20 anos os investimentos na educação, em especial das universidades públicas – PEC 241. Atuou, também, com destaque no Golpe que usurpou da Presidência da República uma mulher eleita democraticamente e honesta.


O Golpe, parlamentar-midiático-judicial contra a Presidenta Dilma tem consequências graves para a sociedade brasileira e especificamente para a classe trabalhadora. São 20 anos sem investimentos na educação pública, saúde, entre outros setores essenciais para a garantia dos direitos humanos e fundamentais; facilitou entrega do país para a mão de uma família de milicianos, sem competência para governar o país, correndo o risco, até mesmo, de não terminar o primeiro ano de governo no cargo; as eleições para reitores comprometidas e não mais respeitarão o princípio constitucional da autonomia universitária; e no caso da nossa universidade periférica, a Ufac, não terá condições financeiras de ampliar, nem um milímetro, a educação superior. Em síntese, para as universidades públicas da região Norte as atrocidades perpetradas como consequências do Golpe serão, fortemente, sentidas e correrão sérios riscos de fecharem seus cursos, quiçá não fecharem as portas.


Por esses motivos, Senadora Ana Amélia, você não é bem-vinda, pois, suas ações políticas causaram o sucateamento das universidades públicas, em especial, as da região Norte serão as mais atingidas. E não venha com essa ladainha de que o Brasil precisa de Reforma da Previdência, os servidores públicos daqui já estão de saco cheio!

Hugo Costa

Related Posts

Governador do Amazonas briga por terra com família de Gladson Cameli

Governador do Amazonas briga por terra com família de Gladson Cameli

Acreanos ficam retidos na descida da Cordilheira dos Andes por causa da neve

Acreanos ficam retidos na descida da Cordilheira dos Andes por causa da neve

Tião Viana  ganha causa na Justiça, mas aceita acordo proposto por Bocalom

Tião Viana ganha causa na Justiça, mas aceita acordo proposto por Bocalom

Documento oficial do gabinete de Rocha aparece como se ainda fosse da vice-governadora

Documento oficial do gabinete de Rocha aparece como se ainda fosse da vice-governadora

No Comment

Deixe uma resposta

Beco Sem Saída

Não foi fornecido um URL válido.

Publicidade

Publicidade