Dia da Pizza pode ser todo dia, mas nesta quarta-feira, 10, a data chega com promoções e sabores regionais para comemorar. É difícil encontrar alguém que resista a essa delícia que foi criada na Itália e conquistou os paladares por todo o mundo. O tradicional círculo de massa, coberto com molho de tomate e com recheios variados já passou por muitas mudanças.

Hoje é possível encontrar pizzas, tradicionais, doces, sem glúten, sem lactose e em versões especiais para vegetarianos ou veganos. O que não falta são pizzas com os mais diversos sabores e formatos.

Cada região tem os seus sabores, cada estado tem as suas peculiaridades gastronômicas. Aqui no Acre uma pizza famosa é a “Acreana de Botas”, pizza doce com banana, canela e leite condensado, e a recente pizza de Jambu, com a folha escaldada e o camarão.

A pizzaria O Boneco, oferta esses dois tipos sabores regionais, como explica o proprietário Wellington Xavier, “a pizza de jambu é nova no cardápio e foi inserida pelo premiado chef Deocleciano Brito e a princípio está tendo uma boa aceitação e tem saído bastante. Nas doces, a “Acreana de Botas” é a mais pedida”.

Todas terças e quartas, O Boneco oferece a freguesia o sistema de rodízio entre pizzas e massas, no valor de R$ 20 por pessoa. Portanto, nesse dia da pizza, “nas terças e quartas das 18h30 às 22h30 temos o nosso rodízio e vamos colocar bastante lenha no forno e esticar muita massa, para celebrar esse dia, vamos comer pizza”, finaliza Xavier.

As pizzarias devem ter critérios rígidos para a escolha de fornecedores, treinamento dos funcionários e criação de métodos de segurança desde o recebimento e armazenamento das matérias-primas, até a elaboração e entrega do produto final na mesa ou na casa do cliente.

Além de ter cuidado na escolha do sabor é importante que o consumidor esteja atento se a pizzaria possui os cuidados para garantir a segurança deste alimento. As pizzas são elaboradas com muitos ingredientes altamente perecíveis, que precisam ser armazenados e manipulados com segurança.

Há quase 30 anos no mercado, a pizzaria Água na Boca já faz parte dos lugares mais tradicionais da gastronomia acreana. O diretor executivo do Grupo Água na Boca, Rafael Barcelos comenta “o acreano ama uma boa pizza, procuram muito pela qualidade das pizzas, pois querem um produto que atenda suas expectativas x valor. Nos dias atuais, quem não preza pela qualidade, sai do mercado. Sempre digo que nosso principal concorrente é o nosso cliente, pois ele sabe certinho o produto que tem qualidade e qual não tem”.

No dia da pizza, a Água na Boca terá uma promoção especial, pizza em dobro. “Compre uma leve outra, a pizza tem que ser do tamanho G e dos sabores calabresa, milho, bacon, mussarela. Só pode pizza inteira e dobra o sabor da pizza que você escolheu e só pode esses 04 sabores”, finaliza Barcelos.

Conhecida como a maior pizzaria do mundo, a franquia Domino’s Pizza, recém chegada ao estado, também terá promoção para esse dia. O freguês terá 50% de desconto nas pizzas médias e grandes. Os sabores são calabresa, marguerita, 3 queijos, mussarela, veggie e bauru.

Neste 10 de julho escolha uma pizzaria que preza pela qualidade do alimento servido, escolha os ingredientes de sua preferência e delicie-se com essa maravilha.

Origem do Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985.

Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e marguerita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

A história da pizza 

Muitos historiadores, acreditam que a origem da pizza não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses.

Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.